Notas de lançamento do Classix 0.3

Classix é um software de consulta à CID-10, ou seja, à 10ª revisão da Classificação Internacional de Doenças, publicada pela Organização Mundial da Saúde. Com o Classix, profissionais da saúde, pessoal administrativo e outras pessoas podem encontrar facilmente o código correspondente a uma condição ou vice-versa.

O desenvolvimento do aplicativo não parou na versão 0.2, e é por isso que tenho o prazer de apresentar os novos recursos do Classix:

  • Melhoria do visual: A interface está ainda mais intuitiva, com um rótulo “Pesquisar:” antes da caixa de texto da pesquisa, em vez do rótulo no botão “Localizar”. Além disso, todos esses controles foram movidos para uma barra de ferramentas, como num navegador da Web, de forma a contribuir com o melhor espaçamento dos controles e incremento da estética.
  • Capacidade de salvar o resultado da pesquisa: Atendendo a pedidos, agora ficou fácil salvar os resultados da pesquisa num arquivo de texto. Uma vez que a pesquisa tenha sido realizada, basta clicar no botão “Salvar como” na barra de ferramentas, e aparecerá um diálogo perguntando o nome do arquivo onde o resultado deve ser salvo.
  • Maior tolerância na pesquisa: Agora a pesquisa desconsidera a presença ou ausência de acentos. Isso é especialmente interessante pelo fato da versão brasileira da CID-10 preservar a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de forma que “diarreia” ainda está como “diarréia”, e “sequela” ainda está como “seqüela”. Além disso, convenhamos, o trema não é exatamente fácil de se digitar!
  • Aumento da velocidade da pesquisa: Como já foi exposto nas notas de lançamento da versão anterior, as pesquisas subsequentes são bem mais rápidas que a primeira pesquisa realizada após ligar o computador e iniciar o Classix. Agora o tempo necessário para completar uma pesquisa foi diminuído em 2,5 a 3 vezes, graças a uma verificação realizada na inicialização do aplicativo.
  • Maior integração com o Maemo: Usuários do Maemo verão que agora a barra de ferramentas é apresentada na borda inferior da janela, como é o padrão desse ambiente de trabalho.

Nada mal para menos de um mês de trabalho, hein?

O Classix é software livre, publicado sob a GNU General Public License versão 3.0 ou superior, o que significa que você pode usar sem limitações. O aplicativo pode ser instalado em praticamente qualquer sistema GNU/Linux ou similar, e atualmente estão disponíveis pacotes prontos para as distribuições Ubuntu e Maemo, além do PKGBUILD para Arch Linux (no AUR). O código-fonte, claro, também está disponível, e se você tiver intimidade com a linha de comando poderá instalá-lo sem maiores dificuldades, bastando seguir as instruções do arquivo README.

A próxima versão do Classix deve demorar mais que dessa vez, devido a outros compromissos, então não vou prometer quais ou quantos recursos novos estarão disponíveis. Se você tiver algum pedido, sugestão ou reclamação, sinta-se à vontade para comentar nesse blog, juntar-se à lista de discussão ou abrir um relatório de erro.

Uma resposta em “Notas de lançamento do Classix 0.3

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s