Mais sobre a integração do litl com a web

Recentemente, em meu artigo sobre o lançamento do webbook da litl, mencionei minha preocupação com a falta de interoperabilidade. Hoje Havoc Pennington, um dos grandes nomes do GNOME que participaram da elaboração do webbook, publicou um artigo em seu blog defendendo seu produto como uma resposta ao fato das pessoas frequentemente precisarem de ajuda para usar seus próprios computadores. A falta de opções de hardware e software são mencionados como um grande eliminador da necessidade de configurar e/ou gerenciar o computador, mas ao integrar com a Web optou-se por serviços fora do controle da empresa:

[…] um princípio do projeto do litl é usar todo e qualquer serviço ou aplicativo web existente, em vez de reinventar a roda. Nós decidimos usar o webmail em vez de criar nosso próprio aplicativo de e-mail, nós decidimos usar o Flickr e o Shutterfly em vez de inventar nosso próprio site de armazenamento e compartilhamento de fotos, e por aí em diante. Nós vemos nossa meta como melhorar a web, e ajudar as pessoas a usá-la, em vez de substituí-la por um “jardim murado” de serviços com a marca da litl.

O fato do webbook não ser um “jardim murado” é importante, pois significa que seus usuários poderão compartilhar fotografias com quem não é cliente da litl. Mas as opções parecem restritas: só duas opções de sites de compartilhamento de fotografias, integração com Facebook mas não com Orkut, e por aí vai. Isso é que pode pesar contra, a não ser que existam extensões para quase todas as opções de serviços na Web.

Uma resposta em “Mais sobre a integração do litl com a web

  1. Pingback: Startup Litl lança “webbook” baseado em Linux « Leonardo Fontenelle

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s