Notas de lançamento do Classix 0.1

É com prazer que anuncio o primeiro lançamento do Classix, um aplicativo de consulta rápida à CID-10 sem necessidade de conexão com a Internet:

Captura de tela do Classix 0.1

Para quem não sabe, CID-10 é a 10ª versão da Classificação Internacional das Doenças, publicado pela Organização Mundial da Saúde e traduzida pela Escola Paulista de Medicina. O nome “Classix” vem de “classificação”, mais “X” (“10” em algarismos romanos).

A CID-10 pode ser consultada pela Internet, ou (no Windows) através do PesqCID e da versão HLP, mas essas opções não são adequadas a usuários de outros sistemas operacionais, como o GNU/Linux. Além disso, não há chance alguma do PesqCID funcionar em dispositivos móveis como celulares, porque só está disponível para arquiteturas x86 (a usada em computadores de mesa e laptops). Em sua versão inicial, o Classix já pode ser instalado em uma série de sistemas, incluindo principalmente computadores comuns e os dispositivos Nokia N770, N80 e N810. Ainda não está certo se um dia haverá suporte a celulares baseados no Symbian.

O Classix é bem simples de ser usado: basta digitar uma frase e ele listará as entradas CID-10 que contenham a frase no código, no título (descrição de uma linha) ou nas notas de inclusão (descrição detalhada). Atualmente, as notas de inclusão (ou de exclusão) não são exibidas, mas as próximas versões deverão corrigir isso.

O Classix é software livre e de código aberto, distribuído sob a licença GPL 3 ou superior. Isso significa que os usuários têm o direito de usar o aplicativo como bem entenderem; alterar o aplicativo à vontade; e compartilhar o aplicativo com quem quiserem, inclusive com as modificações feitas. A única restrição é que os mesmos termos da licença devem ser usados ao redistribuir o aplicativo.

Por ser uma versão inicial, o Classix 0.1 tem poucos recursos. (E mesmo assim já foi comentado por um usuário e divulgado no BR-Linux.org!) No futuro ele deve tornar-se cada vez mais útil, mas a interface gráfica deverá continuar o mais simples possível. A ideia é interromper o mínimo possível o trabalho que o usuário estava fazendo quando precisou consultar um código CID-10. Para contribuir com isso, pedimos aos usuários que se juntem à lista de discussão do Classix, compartilhando experiências positivas e negativas, contando como e para quê usam o aplicativo, e dizendo o que precisa ser melhorado.

Para instalar o Classix, é necessário baixar o código-fonte e seguir as instruções. Mas usuários do Ubuntu e do Maemo podem encontrar, no mesmo lugar, pacotes prontos para a instalação com as ferramentas de seus sistemas (é só abrir que ele instala); e usuários do Arch Linux encontrarão o pacote no AUR.

11 respostas em “Notas de lançamento do Classix 0.1

  1. Parabéns!!

    O Classix teve uma ótima receptividade, pelo que vi nas estatísticas do post que escrevi. Como você sabe, alguns já se interessaram em ajudar. Fiquei entusiasmado com o rápido desenvolvimento e com o excelente grau de confiabilidade.
    Talvez seja necessário criar uma boa documentação de instalação no Wiki para Maemo, não?
    Espero que você envie a notícia ao BR-Linux. Toda divulgação é importante.

  2. Pingback: André Gondim » Classix – software médico para CID-10

  3. Pingback: Classix 0.1: consulta à CID-10 no desktop

  4. Isso é ótimo. Embora seja considerado assédio moral as empresas exigirem o CID nos atestados médicos para efeito de justificativa de absenteísmo, facilitar o acesso a esse código pode evitar muita dor de cabeça.

  5. Webmarlin, pior ainda é quando os funcionários começam a identificar médicos que dão atestado à tôa, e as empresas começam a conferir as receitas médicas para ver se são compatíveis com o atestado… De qualquer forma, nem só de empresas vivem os atestados. Para um médico perito do INSS (ou qualquer seguro privado) liberar o benefício, ele costuma exigir do médico cuidador um laudo incluindo o nome ou o código CID-10 da doença.

  6. Alberto, obrigado pela divulgação! Espero que a maioria dos usuário possa simplesmente se beneficiar de um conjunto amplo de aplicativos de qualidade, mas pessoalmente tenho um espírito fuçador e, certamente, uma sarna a ser coçada!🙂

  7. Pingback: Notas de lançamento do Classix 0.2 | Leonardo Fontenelle

  8. Realmente interessante seu projeto! Sou da área da saúde e realmente faltava algo do gênero. Torço para que as próximas versões fiquem ainda melhores e mais completas!! Abraço!

  9. Agora que eu li que você é médico!! Cara estou me formando em novembro, adoro linux e gostaria de saber sobre mais programas para área médica!!! Abraço!

    • R, não costumo precisar de programas específicos para a área da saúde. Quando precisei, não encontrei para Linux, então fiz um!🙂 Em especial, não me lembro se o PesqCID funciona usando o WINE, mas na época eu usava um N800. Como a CPU do N800 não é compatível com x86, não bastava usar Wine, seria necessário um emulador de x86 para rodar um programa do Windows; sem chances para um dispositivo móvel!

      Quanto às melhorias, o programa está bem mais rápido, confira as notas de lançamento da versão 0.2, da versão 0.3, e da versão 0.3.1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s