Ferramentas de tradução de XML com casa nova

O conjunto de ferramentas intltool é usado no GNOME há vários anos para a internacionalização de arquivos XML e .desktop através de catálogos de mensagens do Gettext (arquivos PO). A novidade é que agora o intltool está hospedado no Launchpad, que os desenvolvedores do Launchpad acharam mais adequado devido ao intltool ser usado também em outros projetos, em especial no Debian/Ubuntu.

Com a mudança, resolveram-se dois problemas de uma só vez: as versões padrão e Debian passaram a ser mantidas no mesmo repositório; e não existe mais conflito entre traduções do GNOME e do Ubuntu. Espero que a equipe brasileira de tradução do Ubuntu cuide direitinho do pacote😉

Agora falando sério, se o seu projeto precisa internacionalizar arquivos XML, dê uma olhada no intltool. Já no caso específico de documentação em DocBook, recomendo conferir os gnome-doc-utils, que facilitam em muito a tradução da ajuda dos aplicativos.

Se não me engano, o KDE tem ferramentas mais ou menos análogas. Alguém aí conhece tanto as ferramentas do GNOME quanto as do KDE, para dar uma comparação?

Uma resposta em “Ferramentas de tradução de XML com casa nova

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s