Atualização na parte européia do dicionário de português para Vim

Lembram-se de que eu prometi maior agilidade na atualização do dicionário de português para Vim? Pois bem, o Projecto Natura atualizou seu dicionário de português europeu, e seis dias depois a versão para Vim já está disponível no servidor de FTP.

São mais de 60 novas palavras, além da exclusão de 4 entradas espúrias. Além disso, o licenciamento também foi alterado. Antes o dicionário era lançado sob a GPL e a licença BSD. Agora está disponível sob a GPL, a LGPL e a MPL. Agora a LGPL cobre ambas partes do dicionário de português para Vim.

A parte brasileira do dicionário não sofreu qualquer alteração desde a versão anterior.

8 respostas em “Atualização na parte européia do dicionário de português para Vim

  1. Pingback: Leonardo via Rec6

  2. Jeferson, deixe-me repassar: o Projeto Natura adotou as três licenças para seus dicionários. O Vero, do BrOffice.org, continua a empregar apenas a LGPL. Se você estiver considerando incluir um ou ambox no Firefox 3, talvez você deva conversar com Raimundo Moura sobre uma possível alteração no licenciamento.

  3. Considero o trabalho do Projecto Natura o melhor para os usuários do Firefox. Pode dar algum trabalho revisar todas as palavras, mas o resultado final compensará.

  4. Jeferson: Eu tinha esquecido o projeto de adaptar o dicionário do Projeto Natura ao português do Brasil.

    Tenho plena confiança na qualidade dos dicionários do Projecto Natura, mas desconsiderar o Vero significaria descartar anos de experiência acumulada. Você poderia, por exemplo, manter uma versão para softwares Mozilla como como António M. Dias faz. Ou então, poderíamos converter o Vero do Myspell para o Jspell, e mantê-lo a partir daí, com a vantagem de automatizar a conversão para outros formatos.

  5. é verdade, mas qualquer escolha descartará o trabalho de algum lado.

    Já conhecia esse artigo do Joel, mas não estou começando nada do zero. Ao contrário, eu quero é aproveitar tudo que o pessoal do Projeto Natura já fez.🙂

    Usa menos memória (~10MB a menos), tamanho do arquivo bem menor, corrige mais rápido, já tem licença mozilla friendly, desenvolvimento mais profissional (exemplo: svn), copyright facilmente comprovável, traz melhores sugestões, é ativamente desenvolvido, já é hunspell sem trabalho algum.

    P.S. o dic do broffice já está no addons.mozilla.org.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s