Alguma sugestão de celular?

Eu gostaria de comprar um novo celular GSM, e estou aceitando sugestões. Os recursos que eu mais valorizo são a usabilidade da agenda, e a facilidade de sincronização com GNU/Linux. Melhor ainda se eu puder sincronizar a agenda com o Evolution, e acessar os dados do celular como se fosse um pendrive. Depois daqueles dois primeiros recursos, a característica mais importante é o preço😉

Meu celular é um Nokia 3310. Como ele não permite sincronização com computador, eu passei a anotar os telefones numa agenda comum. Além dela ser mais prática de escrever, era também prática de consultar porque uso mais o telefone fixo ou orelhão. Esse ano adotei uma agenda mensal muito interessante mas que deixa a desejar na parte de telefones. Por isso, passei a anotar os telefones no mesmo fichário A5 em que eu anotava uma série de informações: minha lista de projetos (na concepção do GTD), anotações de aulas e outras informações. Minha lista de pendências (tarefas) eu anoto em fichas pautadas 3×5″.

Há poucos dias, no entanto, eu estava usando meu fichário na rua para conferir um número de telefone, e perdi meu fichário. Já tentei recuperá-lo, em vão. É como se eu tivesse perdido um laptop, sem ao menos ter um… Com o agravante que, no caso do laptop, a gente pode fazer backup. Eu até estou pensando em comprar um EEE 900, mas até lá vou me organizar como puder. De qualquer forma, já resolvi que prefiro manter a agenda no celular, que é mais portátil que um subnotebook ou uma agenda de papel, mas só se eu puder sincronizar os dados com um computador.

Eu não vou comprar outro fichário igual, porque ele saiu de linha e eu não encontraria mais papel. (Exemplo da importância dos padrões.) Tenho outro fichário A5, que aceita folhas facilmente encontráveis, mas que é mais trambolhudo. Vou experimentar outra opção, que é usar um caderno de capa forte para anotar as aulas, e um bloco de fichas pautadas (4×6″ ou maiores) para gerenciar meus projetos. A vantagem do papel é que é bem mais barato, e isso nos dá liberdade para experimentar!

Bem, mas voltando ao assunto inicial: vocês conhecem algum celular que atenda às minhas necessidades?

5 respostas em “Alguma sugestão de celular?

  1. Pingback: Eu também quero um EEE! | Leonardo Fontenelle

  2. Bem mas você não especificou a média de preço do celular.

    eu como gosto muito dos produtos da sony sempre tenho uma preferência pelos sony ericsson’s
    um modelo que eu estou para comprar: W580i (está na media dos 600 pila) um modelo bem bonito,intuitivo e tem alguns recursos que pra mim valorizo muito num celular (bluetooth,um bom player mp3,camera,etc)

    compatibilidade vi em foruns e na pesquisa de compatibilidade feita pelo br-linux que é totalmente compatível com linux.só colocar o cabo e vua-lá.
    pode também conectar-se usando bluetooth só precisando instalar o multisync (ou algo assim),creio que esse modo é o mais facil de sincronizar com evolution (mas não tenho certeza)

    sobre a usabilidade da agenda não sei mas no site da sony ericsson tem um flash intitulado como “experimente o telefone” que é uma simulação do telefone,ai você pode testar e ver o que acha:
    http://www.sonyericsson.com/cws/products/mobilephones/overview/w580i?cc=br&lc=pt

    não importa qual seja sua escolha,não esqueça de criar um tutorial depois para mostrar a compatibilidade o que achou etc. (se possível com fotos)

    boa sorte com sua compra

  3. Pingback: Celulares Nokia 2630, 2660 e 2670 com Linux | Leonardo Fontenelle

Deixe uma resposta

