Arch Linux se destaca entre os Favoritos 2010 do BR-Linux

Saiu o resultado da enquete Favoritos 2010 do BR-Linux. O Arch Linux foi a 3ª distribuição mais usada para desktops, e a 4ª distribuição mais usada para netbooks. O Ubuntu continua com maioria absoluta, e o Debian segue em 2º lugar. Os donos de netbook continuam preferindo o Mandriva ao Arch Linux, mas com a situação da empresa tenho minhas dúvidas sobre o futuro dessa relação.

Na minha opinião, o Arch Linux é mesmo uma das melhores distribuições para quem não quer o Ubuntu. No Arch Linux não existe esse transtorno de reinstalar o sistema a cada 6 ou 12 meses, e o repositório está sempre atualizado. Falar em backport não faz sentido algum para um usuário do Arch Linux.

Infelizmente, essa é uma distribuição para quem não tem medo de editar arquivos de configuração, e aceita que de vez em quando é necessário seguir instruções para que o sistema operacional funcione a contento. Por outro lado, esse tipo de usuário descobre que no Arch Linux esse tipo de tarefa é muito simples. Isso, junto à instalação padrão mínima, dá uma flexibilidade imensa ao sistema.

Como eu não me incomodo com a necessidade de configuração do Arch Linux, para mim o principal defeito é a escassez de pacotes nos repositórios principais. Existe um grande repositório de “receitas” para a criação de pacotes, mas compilar software não é exatamente uma atividade divertida.

A solução seria o Arch Linux ter mais desenvolvedores, mas suspeito de que, para isso, seria necessário que existissem menos distribuições, ou que coisas como o LSB funcionassem de verdade e os desenvolvedores de softwares de aplicativo fosse capazes de criar pacotes que funcionassem em todas as distribuições. Infelizmente, a (imensa) diversidade de distribuições, e a incompatibilidade entre elas, parecem que vão continuar existindo por muito tempo.

Nesse meio tempo, posso dizer que já criei pacotes para o Gentoo, o Slackware, o Arch Linux e o Debian, e que no Arch Linux é bem mais fácil que nas outras distribuições.

2 respostas em “Arch Linux se destaca entre os Favoritos 2010 do BR-Linux

  1. Se por um lado o usuário ter que editar manualmente possa gerar medo em alguns, por outro lado o Wiki do Arch Linux (https://wiki.archlinux.org/) possui muita documentação que facilita muito o contato inicial com a distribuição, como o “Official Arch Linux Install Guide” e o “Beginners’ Guide”.

    • De fato, em distribuições que, como o Arch Linux, são voltadas para usuários mais proficientes (power users), a documentação costuma ser mas abrangente e sistemática. Acredito que, por um lado, não exista a presunção de que a documentação será desnecessária para os usuários, o que estimula a comunidade a produzir a documentação. Acredito ainda que, por outro lado, o maior nível médio de proficiência aumenta a proporção de usuários da distribuição em condições de colaborar com a documentação, o que ajuda muito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s