Telecentros de Vitória (ES) usam Linux com GNOME

Hoje tirei um tempinho para visitar o Telecentro do bairro onde fica minha Unidade de Saúde da Família (posto de saúde). Confesso que foi uma visita rápida, mas mesmo assim fiquei feliz com o que vi.

Os mais de 20 telecentros de Vitória, localizados em bairros pobres e de classe média baixa, têm uma infraestrutura razoável, e os computadores, ainda que lentos, funcionavam bem. Além de acessar a internet, as pessoas ainda podem receber cursos de informática básica. Enfim, um serviço razoável para a exígua verba que o setor social costuma receber dos governantes brasileiros.

Minha maior curiosidade, ao resolver visitar o Telecentro, era conferir o uso de software livre. De fato, tratava-se de GNU/Linux, com o GNOME. Confesso que não conferi qual era a distribuição e a versão, porque não queria ficar mexendo muito no computador do encarregado. Também não perguntei muito porque, na minha experiência, as pessoas que controlam a entrada e saída de usuários de laboratórios de informática e lan houses têm um conhecimento muito escasso de informática.

Imagina só o orgulho de poder abrir uma janela de créditos e mostrar o nome entre os tradutores, e dizer que já coordenei tradução do GNOME no Brasil. Mais ainda, o Telecentro é concretiza a própria missão do projeto GNOME: proporcionar um ambiente de trabalho livre para todos, independente de renda, idioma ou capacidades motoras e/ou sensoriais.

2 respostas em “Telecentros de Vitória (ES) usam Linux com GNOME

  1. Pingback: Cidade de Vitória (ES) apresenta sua experiência no 11º FISL | Leonardo Fontenelle

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s