Google Buzz pode ofender a privacidade dos usuários

Mais uma vez o Google enfrenta críticas com relação à sua política de privacidade. Dessa vez não se trata de uma violação potencial, mas de algo que está obviamente acontecendo com o seu serviço Google Buzz. O psicólogo e tradutor de software livre Vladimir Melo relatou, em seu blog sobre Psicologia, a decepção de uma psicóloga dos EUA:

Como a psicoterapeuta havia disponibilizado o e-mail de contato para os pacientes quando estes a solicitavam, ela foi involuntariamente vinculada pelo Google a eles, e eles a ela. Na prática, qualquer um que visitasse o perfil de Keely Kolmes teria acesso a lista parcial dos seus pacientes, assim como o perfil de cada um deles passou a relacioná-la nos contatos. Outra preocupação dela foi o efeito na relação terapêutica se viesse a bloqueá-los.

(Leia também: Google Buzz quebra sigilo e confiança de psicoterapeutas, por Vladimir Melo, e Google Buzz Alarms a Psycotherapist, por Keely Kolmes, a parte ofendida.)

Detalhe que a psicóloga sequer tinha solicitado o serviço. Ele simplesmente acessou sua conta e descobriu que seguia e era seguida por várias pessoas, conhecidas ou nem tanto.

Não custa lembrar que recentemente, preocupado com o desdém do CEO da Google com a privacidade dos usuários, escrevi uma série de artigos sobre como se livrar do Gmail, além das vantagens do Piwik sobre o Google Analytics e o Bloglines como uma alternativa ao Google Reader.

Uma resposta em “Google Buzz pode ofender a privacidade dos usuários

  1. Eu deixei de usar o Buzz precocemente por causa da questão do sigilo e, olha, não sinto falta. Aliás, não gosto muito das ferramentas de rede social do Google.
    Por outro lado, ainda não consigo deixar de usar o Gmail e o Reader. O Analytics nem sequer uso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s