Blog sobre Saúde da Família

Os leitores mais antigos devem lembrar que sou médico de família e comunidade, e que já publiquei um artigo sobre a estratégia Saúde da Família no Kanzler Melo Psicologia, um blog mantido pelo tradutor do GNOME e psicólogo Vladimir Melo e sua esposa. Há poucas semanas assumi a manutenção do Planeta Saúde Brasil, criado pelo mesmo Vladimir Melo, e no embalo dei início a um projeto de muito tempo, que é meu blog sobre saúde, o Doutor Leonardo.

Enquanto o blog que você está lendo agora é voltado para entusiastas do software livre, o Doutor Leonardo é voltado para quem não é profissional da saúde, ou pelo menos não com nível superior na área. A missão do Doutor Leonardo é contribuir para a que as pessoas possam cuidar melhor da própria saúde (ou da saúde de seus parentes), ou administrar melhor as eventuais doenças de forma que não interfiram no dia-a-dia. Os assuntos vão desde estilo de vida saudável até políticas públicas de saúde, sem esquecer de comentar notícias relevantes na área da saúde.

12 respostas em “Blog sobre Saúde da Família

  1. Dr. Leonardo sou estudante de Farmácia e estou redigindo TCC sobre Transtorno Obsessivo Compulsivo, verifiquei que o doutor ja publicou alguns artigos sobre o tema mas nao tive acesso ao artigo completo. Peço-lhe que se possivel me envie estes artigos.
    Obrigada, email: roberta846@hotmail.com

  2. Roberta, imagino que vocë esteja pensando no dr. Leonardo Franklin da Costa Fontenelle, psiquiatra carioca. Meu nome é Leonardo Ferreira Fontenelle, e sou médico de família e comunidade. Tenho o e-mail do outro Leonardo, e vou pedir que ele entre em contato com você.

  3. Drº Leonardo, sou recen-formada em Serviço Social, pela Faculdade Salesiana de Vitória. Nas disciplinas que tratavam sobre a saúde pública no Brasil, a última delas aprofundamos sobre a estratégia de saúde da Família; Ao final do período concluímos que o PSF/ESF está na contra-mão do SUS e de vários princípios constitucionais. O que você pensa sobre isso? Como colocar o PSF/ESF caminhando de mãos dadas com os direitos e garantias constitucionais?

    • Achei a colocação curiosa, e gostaria de ter acesso a uma argumentação mais detalhada.

      Na década de 90 o PSF foi muito criticado por grandes defensores do SUS, mas por motivos que não existem mais hoje em dia. O Programa Saúde da Família foi criado na forma de convênios da Funasa com os municípios e/ou estados do Mapa da Fome, e estava desconectado da rede de atenção básica. De lá para cá o programa se transformou em estratégia; o convênio foi substituído pela municipalização da gestão e do gerenciamento; e a Saúde da Família está substituindo a atenção básica.

      Sugiro a leitura das Lei Orgânica da Saúde e da Política Nacional de Atenção Básica. Você vai ver que existe uma grande superposição entre os princípios do SUS e as características da Saúde da Família.

  4. Olá Dr. Leonardo,
    Ontem assisti um o programa do fantástico na rede golobo e meu companheiro tem algo muito parecido com a moça da reportagem, ele dorme 2 a 3 dias na semana e não conseguimos acordar ele por nada.
    Tentou tratamento, nos hospital das clínicas em Ribeirão Preto-SP, sendo tratada como Narcolepsia, mas por não acordar nem para tomar os medicamentos ou mesmo ir aos retornos médicos e com seu psicologico abalado por se considerar inferior, desistiu do tratamento.
    Precisamos de ajuda, pois com essa doença ele não consegue nem mesmo arrumar um emprego fixo.
    Aguardo qualquer resposta.
    Agradeço desde já!!!
    Maria Aparecida Mataqueiro
    Jaboticabal/SP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s