Notas de lançamento do Classix 0.2

Classix é um aplicativo de pesquisa de códigos CID-10, a 10ª versão da Classificação Internacional de Doenças, publicada pela Organização Mundial da Saúde. O Classix permite a profissionais da saúde, pessoal administrativo e outras pessoas descobrir o código correspondente a uma determinada condição, ou vice-versa, usando uma interface de usuário simples e intuitiva.

Pouco mais de um mês após o lançamento original, os usuários já podem contar com a versão 0.2. Essa atualização do Classix manteve as qualidades da versão original e trouxe algumas melhorias bem-vindas:

  • Aumento da velocidade da pesquisa: Graças ao acréscimo de um índice ao banco de dados, agora é possível pesquisar em até 50 vezes menos tempo, dependendo das configurações do computador. Para exemplificar, a pesquisa de uma palavra de 8 letras no N800 passou de 11 segundos para 0,47 segundo (primeira pesquisa) e 0,21 segundo (pesquisas subsequentes). Computadores de mesa modernos terão um impacto menor, mas ainda sim significativo: no meu computador, por exemplo, o tempo baixou de 0,24 segundo para 0,20 segundo (primeira pesquisa), e de 0,13 segundo para 0,01 segundo (pesquisas subsequentes).
  • Modo de tela cheia: Agora é possível fazer o Classix ocupar a tela inteira, o que é especialmente útil em telas pequenas ou para nomes muito grandes. Para alternar entre o modo normal e o de tela cheia, basta pressionar F11, ou (nos Internet Tablets da Nokia) a tecla FullScreen.
  • Interface de linha de comando: Além de lançar a interface gráfica, agora a linha de comando também pode ser usada para obter diretamente os resultados da pesquisa. Para abrir a janela normal do Classix, basta executar “classix”, ou usar a entrada correspondente no menu de aplicativos do seu ambiente de trabalho. Para usar a interface de linha de comando, o usuário deve digitar os termos a serem pesquisados como argumentos entre aspas. Por exemplo, para pesquisar por hipertensão e arterial, digite:

    classix "hipertensão arterial"

Os planos para a próxima versão incluem desconsiderar os sinais na pesquisa (de forma que a pesquisa por sequela encontre seqüela), melhor integração com o Maemo (colocando a barra de ferramentas embaixo), e a capacidade de exportar o resultado da pesquisa para arquivo de texto.

Para instalar a versão mais recente do Classix, basta seguir até a página de downloads e baixar o pacote adequado. Atualmente são gerados, a cada lançamento, o pacote de código-fonte mais um pacote para o Ubuntu, outro pacote para o Maemo, e um pacote para o Arch Linux (no AUR). Se você precisa de um pacote para outra distribuição, entre em contato e faremos o possível para contemplá-lo.

Uma resposta em “Notas de lançamento do Classix 0.2

  1. Pingback: Notas de lançamento do Classix 0.3 « Leonardo Fontenelle

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s