Procuram-se textos livres escritos com a nova ortografia

A internet está cheia de coleções de textos (notícias, livros etc.) gratuitos, de domínio livre ou sob uma licença livre como as da Creative Commons. Mas eu preciso de algo escrito em linguagem atual (Machado de Assis que me perdoe) e seguindo o novo Acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o que me restringe muito as opções. Quero colecionar esses textos de forma automatizada para compor um texto de treinamento para o Dasher e qualquer outro aplicativo com entrada preditiva de texto (como nos torpedos de celulares) e/ou completamento de palavras.

O Dasher já tem um texto de treinamento, mas na minha experiência o Dasher prevê (as próximas letras e palavras) muito melhor em inglês que em português>. Abrindo o texto de treinamento para português encontrei absurdos como «aspas angulares», e resolvi que o Dasher precisava de um novo texto de treinamento.

O site Domínio Público é interessante, mas não permite pesquisa por data de publicação de textos em geral. No caso dos trabalhos acadêmicos ele permite pesquisa por data, mas não por palavras do conteúdo. Eu já tenho uma lista das palavras mais comuns da língua portuguesa, e gostaria de pesquisá-las nos textos disponíveis, extraindo as frases que contenham as palavras pesquisadas.

Outra opção é a Agência Brasil. Suas notícias estão disponíveis sob uma licença livre, e já vislumbrei um modo de automatizar a extração das frases desejadas. Na verdade, deve funcionar tão bem que agora estou preocupado com os vieses que possam surgir do uso exclusivo dessa fonte. Os nomes de autoridades e de órgãos do Estado brasileiro, por exemplo, provavelmente serão muito mais frequentes nessas frases que no nosso dia a dia.

Então, eu gostaria de saber se alguém aí conhece outra fonte eletrônica de textos livres e escritos com a nova ortografia. Isso não é indispensável, mas é muito importante para o aprimoramento do texto de treinamento do Dasher.

Agradeço as sugestões!

5 respostas em “Procuram-se textos livres escritos com a nova ortografia

  1. Pingback: Ensinando o computador a escrever « Leonardo Fontenelle

Deixe uma resposta

