Velocidade do Ubuntu (atualizado)

Estou usando a versão 9.04 64 bits, e mesmo uma outra distribuição (gnome dev kit) rodando numa máquina virtual é mais rápido (dentro do Ubuntu!). Instalei o Arch Linux de novo numa outra partição, e consegui um ganho de desempenho impressionante. São coisas como o tempo para o F-Spot atualizar suas miniaturas, o Epiphany renderizar uma página, ou um aplicativo ser lançado.

O Ubuntu é mais lento mesmo, ou é só comigo? Existe algo que eu possa fazer a respeito?

Atualização: encontrei uma comparação de velocidade entre o Arch e o Ubuntu 9.04 no Phoronix. Traduzo abaixo as conclusões:

Na maior parte, o Arch Linux 2009.08 se saiu muito melhor que o Ubuntu 9.04 no que diz respeito a testes de disco. Isso se deve ao uso de EXT4 em vez de EXT3, sendo que o Ubuntu adotará o EXT4 por padrão na versão 9.10. O Arch Linux também está usando o kernel 2.6.30, mais novo que o Linux 2.6.28 a versão estável atual do Ubuntu. No entanto, colocando de lado testes de disco, houve outras vitórias para o Arch Linux. O Arch se saiu melhor que o Ubuntu com o desempenho de gráficos (World of Padman), do servidor Apache, e dcraw. A única área em que o Ubuntu 9.04 cravou uma vitória foi com GraphicsMagick.

8 respostas em “Velocidade do Ubuntu (atualizado)

  1. E tem outro detalhe, o Arch é uma distro com todos seus pacotes compilados com algumas flags para ter justamente este ganho de desempenho, para i686, e ainda vem com o mínimo de opções ativas, para que o usuário possa ativar somente o necessário para seu uso. E é também uma ótima escolha de SO.

  2. Leonardo, acho que é o Ubuntu que é lento mesmo. Tenho percebido isso também. O meu Debian (o que uso mais) é mais rápido do que o meu Ubuntu (uso para testes).

  3. Eu acho difícil o Ubuntu ser ‘lento’. O fato de o arch usar ‘algumas flags’ não faz diferenca real. O que eu acho que você está passando é perda de desempenho de 2D por causa das versões novas do driver da Intel e do Xorg, mesmo. Compare as versões do driver, do X e do kernel, e veja qual deles está rodando com XAA, EXA e UXA como mecanismo de aceleracão 2D.

    • Gustavo, concordo.que não deveria haver muita diferença. As configurações são asmesmas, mas o kernel do ArchLinux é 2.6.30, talvez isso esteja fazendo a diferença. Outra coisa que observei é que às vezes o Ubuntu fica rápido. Seria algum problema de epinhany-gecko-flash?

Deixe uma resposta

