Dicionario para Aspell, agora com o Acordo Ortográfico

Acabei de atualizar o vocabulário (“dicionário”) de português do Brasil para o Aspell 0.60. Essa versão traz a nova ortografia, já com as notas de implementação publicadas pela Academia Brasileira de Letras, além de correções variadas. Sei que a língua alemã tem uma versão para cada tipo de ortografia, mas os comentários que recebi apoiaram tão veementemente a adoção irrestrita da nova ortografia que resolvi simplesmente migrar e pronto. Quem quiser continuar a usar a ortografia anterior deve usar a última versão, de 2008.

Acordo Ortográfico em funcionamento no Gedit através do Aspell e Enchant

Essa é, essencialmente, uma versão para Aspell 0.60.x do vocabulário desenvolvido como parte do Vero, o verificador ortográfico do BrOffice.org, mantido por Raimundo Moura. Se o Aspell aceitar uma palavra errada, ou rejeitar uma palavra correta, entre em contato com Raimundo. Repare, no entanto, que ao usar o Aspell com outros aplicativos (como o Gedit) através do Enchant, palavras com um hífen são verificadas como se fossem duas palavras (veja o relatório de erro).

Algumas distribuições terão esse vocabulário em poucas semanas, mas algumas podem demorar vários meses. Se você não se importar de sujar as mãos com a linha de comando, pode baixar o pacote, descompactá-lo, e executar os comandos “./configure && make && make install”. Não dê atenção a eventuais mensagens de erro não fatais (aquelas que não interrompem a execução do comando). Atualização: se você usa aplicativos GTK+/GNOME, pode precisar configurar o Enchant para usar o Aspell em vez do Myspell.

Outra opção é instalar a versão 2.0.4 ou mais nova (a atual é 2.0.5) do vocabulário pt_BR para Myspell ou para OpenOffice. Cada distribuição chama de um jeito, mas é sempre o do Vero. Depois é só seguir essas instruções de como fazer o Enchant usar o vocabulário do Myspell em vez do do Aspell. O Enchant é usado principalmente por aplicativos GTK+/GNOME; o KDE 4 ia usá-lo como backend do Sonnet, mas não sei se o projeto foi em frente.

4 respostas em “Dicionario para Aspell, agora com o Acordo Ortográfico

  1. Pingback: Como usar dicionários do Aspell através do Enchant | Leonardo Fontenelle

  2. Pingback: Dicionario do Aspell com o Acordo Ortográfico no openSUSE « openSUSE in pt_BR!

  3. Pingback: Dicionário para Aspell agora segue o Acordo Ortográfico « Prof. Marilton S. de Aguiar

  4. Pingback: Conversores para o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa « Leonardo Fontenelle

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s