Debian versus GNOME

Acabei de revisar a lista de relatórios de erro de tradução brasileira do GNOME. Infelizmente, praticamente todos os relatórios eram a respeito de traduções do GNOME 2.22! Já estamos encerrando o ciclo de aperfeiçoamento de GNOME 2.26, e em breve começaremos a traduzir o GNOME 2.28. Eu demorei um pouco para entender o motivo de tanta defasagem, mas aí lembrei que a versão mais recente do Debian ainda traz o GNOME 2.22.

Não estou discutindo o porquê do Debian estável estar defasado. Eu conheço uma ou outra boa razão, e tenho certeza de que os empacotadores da distribuição estão fazendo um trabalho fantástico. Na verdade, eu tenho um carinho e um respeito muito grande pelo Debian.

Mas, se você é um usuário doméstico, pense duas vezes antes de optar pelo Debian estável. Essa estabilidade facilita em muito a vida de administradores de sistemas em empresas, mas provavelmente não compensará o fato de você estar usando software lançado dois anos atrás. Minha mãe tem o Tomboy 2.14 instalado em seu laptop com Windows, mas o Debian estável ainda traz o Tomboy 2.10. E não adianta esbravejar contra o Mono, o assunto aqui é o atraso do Debian.

Existem distribuições para todos os gostos, mas se você preferir o Debian, considere instalar a versão de testes do Debian, que se comporta como a versão estável de muitas distribuições GNU/Linux. O Debian até faz atualizações de segurança na versão de testes! (Já a versão instável, sid, não costuma ser uma boa idéia para usuários domésticos.)

Se você for continuar com o Debian estável, por mim tudo bem. Cada um sabe suas prioridades. Mas, por favor, antes de relatar um erro, confira se ele não já foi corrigido!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s