Debian versus GNOME

Acabei de revisar a lista de relatórios de erro de tradução brasileira do GNOME. Infelizmente, praticamente todos os relatórios eram a respeito de traduções do GNOME 2.22! Já estamos encerrando o ciclo de aperfeiçoamento de GNOME 2.26, e em breve começaremos a traduzir o GNOME 2.28. Eu demorei um pouco para entender o motivo de tanta defasagem, mas aí lembrei que a versão mais recente do Debian ainda traz o GNOME 2.22.

Não estou discutindo o porquê do Debian estável estar defasado. Eu conheço uma ou outra boa razão, e tenho certeza de que os empacotadores da distribuição estão fazendo um trabalho fantástico. Na verdade, eu tenho um carinho e um respeito muito grande pelo Debian.

Mas, se você é um usuário doméstico, pense duas vezes antes de optar pelo Debian estável. Essa estabilidade facilita em muito a vida de administradores de sistemas em empresas, mas provavelmente não compensará o fato de você estar usando software lançado dois anos atrás. Minha mãe tem o Tomboy 2.14 instalado em seu laptop com Windows, mas o Debian estável ainda traz o Tomboy 2.10. E não adianta esbravejar contra o Mono, o assunto aqui é o atraso do Debian.

Existem distribuições para todos os gostos, mas se você preferir o Debian, considere instalar a versão de testes do Debian, que se comporta como a versão estável de muitas distribuições GNU/Linux. O Debian até faz atualizações de segurança na versão de testes! (Já a versão instável, sid, não costuma ser uma boa idéia para usuários domésticos.)

Se você for continuar com o Debian estável, por mim tudo bem. Cada um sabe suas prioridades. Mas, por favor, antes de relatar um erro, confira se ele não já foi corrigido!

Deixe uma resposta

