Bem-vindo à corrente sangüínea

O Ministério da Saúde resolveu inovar, e lançou uma campanha viral. Além de pedir doações de sangue através dos meios de comunicação em massa tradicionais, resolveu usar a internet para atrair os adultos jovens. Eu já disse que não sou chegado a correntes, mas dessa vez vou ter que participar. Eu já doo sangue uma ou mais vezes por ano há vários anos, e agora é a hora de convidar vocês a participarem também.

Cartaz da campanha de doação de sangue 2009

Os estoques de derivados do sangue estão perigosamente pequenos, porque em alguns casos a família não é localizada para repor uma transfusão de urgência. Por isso é importante a doação voluntária, por pessoas que compareçam mesmo sem ter um parente ou amigo precisando de transfusão.

Praticamente qualquer adulto(a) saudável está apto(a) a doar sangue. Basta pesar mais de 50 quilos e não ter doença transmissível. Todos os hemocentros (bancos de sangue) em que já doei sangue são muito confortáveis, e o atendimento é tão eficiente que nem dá tempo de usar notebook ou ler uma revista. E no fim da doação sempre rola um lanchinho gostoso!

Os postos de coleta costumam ficar abertos pelo menos um dia do fim de semana, para facilitar a doação. Se você não sabe onde fica o posto de coleta mais próximo, pergunte ao hemocentro coordenador de seu estado.

Depois de doar sangue, aproveite para convidar mais alguém😉

3 respostas em “Bem-vindo à corrente sangüínea

  1. Djavan, sem entrar em detalhes, pode valer a pena conferir issso de novo a cada alguns anos. Já vi pessoa com antecedente de hepatite curada não poder doar sangue, e dois anos depois no mesmo hemocentro vi outra pesssoa numa situação semelhante poder doar.

  2. Pingback: Compartilhe a experiência de doar sangue | Leonardo Fontenelle

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s