Teclas multimídia sem necessidade de configuração

Esse Natal eu me dei um teclado Microsoft Comfort Curve 2000, como forma de aliviar um pouco minha tendinite. Para minha surpresa, quando eu o conectei as teclas multimídia estavam funcionando completamente, sem necessidade alguma de configuração! O segredo está no driver evdev, que o X.org pode usar no lugar dos drivers tradicionais para mouse e teclado. O GNOME também estava configurado para deixar o X.org gerenciar o teclado, e o resultado foi que as teclas simplesmente funcionaram.

O X.org 7.4 usa preferencialmente o evdev, mas se não me engano o driver já existia na versão 7.3. Não confundir com o recurso de autoconfiguração, que não depende do evdev. Infelizmente não dá para o X.org descobrir automaticamente que o teclado é ABNT2, então foi necessário configurar o HAL para identificar o teclado como ABNT2. Fora isso, não foi necessária qualquer configuração; eu não tenho xorg.conf.

No GNOME, configurei o teclado para o modelo Evdev-managed keyboard. Os atalhos de teclado foram então automaticamente atribuídos a teclas multimídia, de forma que todas as teclas multimídia começaram a surtir efeito imediatamente. Bem, quase todas, porque por padrão o Quod Libet não reconhece a tecla XF86AudioPause no GNOME, mas para resolver o problema bastou instalar os plug-ins do Quod Libet e ativar o plug-in de teclas multimídia. (Depois eu mudei para o Rhythmbox, porque o Quod Libet ainda não reconhece os arquivos .oga.)

Deixe uma resposta

