Salve seus comprovantes de pagamento em formato PDF

Se você movimenta sua conta bancária ou faz compras pela internet, pode ficar na dúvida entre imprimir ou descartar o comprovante. Mas a terceira opção é a mais simples e efetiva: salvar em formato de arquivo. Em vez de imprimir normalmente, você pode usar software livre (e gratuito) para imprimir em formato PDF. Essa captura de tela (screenshot) por exemplo, foi feita ao imprimir o comprovante de um pagamento feito com o Epiphany, o navegador da Web padrão para o GNOME:

Diálogo de impressão do GNOME, oferencendo a impressão para um arquivo em PDF

O universo do software livre está repleto de soluções para impressão em PDF. O diálogo de impressão acima está disponível a todos os aplicativos baseados no kit gráfico GTK+, como os feitos para GNOME ou XFCE. O KDE também oferece um recurso semelhante, e existe uma “impressora PDF” para o CUPS, que é o gerenciador de impressão padrão do GNU/Linux e outros sistemas operacionais semelhantes ao UNIX (inclusive, recentemente, Mac OS X). E o Mozilla Firefox, cuja popularidade não pára de crescer, pode usar ou os recursos acima, ou um complemento específico.

Se você já sabe como imprimir em PDF, resta saber onde salvar esses arquivos. Eu prefiro salvar todos os comprovantes em uma única pasta, como faço com meus artigos científicos. É mais prático, e garante que depois eu saiba onde procurar o arquivo. Para que isso funcione, vai a dica de começar os nomes de arquivo pela data, em formato aaaa-mm-dd (ISO 8601). Dessa forma os arquivos serão sempre listados em ordem cronológica, facilitando a localização do comprovante desejado.

4 respostas em “Salve seus comprovantes de pagamento em formato PDF

  1. Boa dica!
    Eu ainda acrescentaria que cada um pode criar diretórios para armazenamento desses comprovantes, de acordo com o tipo ou então tudo num diretório só (depende de cada um). Então, ao final do ano, poder-se-ia compactar tudo dentro de um arquivo .tar.gz e manter aquele arquivo por 5 anos, que é o período de guarda de comprovantes (pelo que eu me lembre).
    Abraço!

    PS: Tem uma prima sua no Paparazzo: http://ego.globo.com/Entretenimento/Paparazzo/0,,AA1692543-7195,00.html
    xD

  2. Pingback: Banco do Brasil 64 bits « Leonardo Fontenelle

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s