Eleições com sujeira

Eu passei o período de campanha eleitoral quase ileso. Recebi muito pouca correspondência não solicitada, quase não fui incomodado por carros de som, e os lugares onde passo estavam via de regra limpos. Imaginem então minha tristeza ao ver essa cena, hoje na rua:

Tapete de panfletos

Fico tentando imaginar se a sujeira foi feita por candidatos ávidos por publicidade de último minuto; ou se foi feita por eleitores incapazes de lembrar o número de seus candidatos. No primeiro caso, seria bom tornar regra casos como no Rio Grande do Sul, onde vários cabos eleitorais foram presos por terem feito boca-de-urna.

Por outro lado, é uma alegria saber que o TSE está instalando software livre nas urnas eletrônicas, experimentando urnas com biometria, e fazendo auditoria nas urnas eletrônicas. Tecnologia à parte, o TSE ainda fez uma grande campanha de conscientização sobre o processo eleitoral, restringiu as vantagens de candidatos com muito dinheiro para campanha, e criou uma paranóia contra irregularidades eleitorais e a ficha suja de alguns candidatos.

No que diz respeito ao uso de software livre, o Windows CE não era uma grande ofensa à soberania nacional, como algumas pessoas imaginam, já que a Microsoft permite que os governos inspecionem o código-fonte, e o aplicativo eleitoral foi desenvolvido no Brasil. Mas o software livre tem a vantagem de permitir a inspeção do código-fonte pelos partidos políticos, além de não prender o Estado brasileiro a um fabricante de software. Além disso, o Brasil economizou uma bela grana com a migração.

Curiosamente, Richard Stallman é conhecido por opor-se a urnas eletrônicas, com ou sem software livre. De fato, volta e meia discute-se um sistema de controle em que o voto seria feito por urnas eletrônicas, mas então o voto seria impresso e depositado numa urna convencional, permitindo uma recontagem dos votos se necessário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s