Decretado o horário de verão 2008/2009

De acordo com o Ministério das Minas e Energia, o próximo horário de verão brasileiro começará dia 19 de outubro de 2008 e terminará dia 15 de fevereiro de 2009. Essa informação foi divulgada hoje, então as informações do zoneinfo (pacote tzdata) ainda não foram atualizadas. Em breve uma atualização estará disponível, então sugiro atualizar suas informações automaticamente como no ano passado. (Outro dia publico um exemplo com Arch Linux.)

A propósito, esse ano o Acre e a parte ocidental do estado do Amazonas foram incluídos no fuso horário do Pará (veja o motivo); o tzdata já foi atualizado a esse respeito.

Atualizações:

112 respostas em “Decretado o horário de verão 2008/2009

  1. Pingback: Leonardo via Rec6

  2. Nota: Esse horário de verão só traz prejuizo para a população brasileira: Vejamos; a diferença de consumo de energia elétrica é minimo em relação ao custo beneficio, pois diminui o consumo de energia, mas aumenta em grandes proporçoes o consumo de bebidas alcolicas porque os funcionarios saem mais cedo do serviço e nao vao para casa, ficam nos bares, lanchonetes e casas de jogos gastando os miseros reais que ganhamos: Em suma; estamos cansados de saber que isso não compensa, vamos acabar de uma vez por toda com esse HORARIO DE VERAO.

  3. Concordo com o Vinicius.

    Jardes, o problema que vc relata não é do horario de verão, é do nível de educação e instrução brasileiro. O povo brasileiro vai continuar a frequentar bares, lanchoetes, casas de jogos e gastando os míseros reais que ganham com ou sem horário de verão. Alías, essa não é uma realidade apenas do Brasil. Já vivi nos EUA e Espanha e nessas bandas o povo tb bebe e joga até cair…

  4. viva o horario de varão;podemos surfar até 8:30 nada pode ser melhor..sair do serviço e pegar uma praia,e as garotas de shortinho na rua..horario de varãoo issaaaaaaaa

  5. esse horario de verão não ta com nada , pois eu tomos um gelada todas as noites
    e ainda terei que acordar mais cedo para trablhar no dia seguinte.
    pô isso é sacanagem.

  6. Quando sera que vamos viver normal com a natureza, se o horario é definada por ela. Sera que nao nos agride mais mudando esse horario, pois todas as veses que muda o horario eu passo muito mal e tenho certa que muita gente tambem passa. E quando o horario volta ao normal da ate um alivio.

  7. Esse horário de verão,fala sério,é pura Sacanagem.
    Não vejo vantagem nenhuma.
    Só facilita quem pode dormir o dia inteiro e não trabalha fora.
    E nesse Brasil,com esse Salário de Fome,qual brasileiro,que não tem que ir à luta de madrugada????
    Para garantir seu ganha pão??????

  8. Pingback: Leonardo Fontenelle | Horário de verão vai começar e terminar todo ano no mesmo dia

  9. Viva o horário de verão! podia ficar só neleeeee.
    Ñ entendo porque o povo fala que acorda + cedo! a hora continua a mesma, so pulou uma casa pra frente, só reclamam pra acordar, mas esquecem que pra dormir também ficou + pra frente, Ou quem acordava às 06:00h programou o despertador para às 05:00H ?
    Eu por ex. acordo ás 08:00H, (trabalho a tarde), vou continuar acordando às 08:00H a única diferença é que o dia já estará a mais tempo com luz, mais nada. E vou continuar dormindo por volta da 00:00H, de todo jeito já está de noite mesmo.
    Ñ é por isso que vou passar a acordar às 07:00h e dormir às 23:00H. O planeta pode estar sim com o horário antigo, mas quem disse que iremos seguir o horário dele ? iremos seguir o horário determindo pelo estado que moramos.
    O planeta estará do mesmo jeito, ñ mudou absolutamente em nada, ñ provocou nenhuma influência sobre nós, só por causa do horário de verão.
    Por tanto parem de frescuras e vivam suas vidas sempre felizes. ok!
    Abraços a todos.

  10. pô, pra mim tanto faz como fez, veja só: costumo acordar as 14:00 hs pra almoçar, simplesmente vou almoçar as 13:00 hs ao invés das 14:00, depois tiro um cochilinho básico de 50 minutos, levanto tomo um banho e vou pra praia pegar um surf, volto, vou a praia a tarde pra tomar meu wisky até as 20:00 hs., não vejo muita diferença mesmo, só se economizar energia.

  11. Pingback: Horário de verão 2008/2009 no Linux

  12. O horario é uma maravilha. Dá para apoveitar muito mais o dia. Quando você sai do escritório está de dia ainda, dá para fazer mais coisas com mais prazer depois do trabalho. Praticar esportes ainda com a luz do Sol, andar pela rua com luz do Sol não tem prço, depois de ficar o dia inteiro vendo toda a alegria do dia pela janela. E quem diz que prejudica desconhece totalmente que em alguns países é normal que o Sol se ponha mais tarde às 9 ou mais tarde até e não há razão para dizer que elas sofrem alguma disfunção por isso. Além do mais as linhas dos fusos estão completamente adaptadas às divisões do estado, ou alguém concorda que a fronteira de São Paulo com Mato Grosso do Sul o Sol se põe igual ao litoral. No entanto é o mesmo horário.

    Viva o horário de verão!

  13. isso de falar que o horário de verão traz menos horas de sono é besteira, porque o horário que voce dorme tbm esta adiantado igual o que oce acorda, então tem gente que fala que vai ter que acodar mais cedo, é só voce dormir no mesmo horario que voce dormia antes, se dormia as 22 e acordava as 6, continua fazendo isso que a quantiudade de horas de sono é a mesma, a unica coisa que muda é que temos mais horas de sol, oq ue é uma maravilha, a primeira semana agente estranha mai sdepois o corpo acostuma e da tudo certo, eu do o maior apoio para o horario de verão, e qeuria que ele iniciase logo no primeiro dia de outubro e acabace no último dia de fevereiro

  14. Adoro o horário de verão!!! até porque aqui no Maranhão não tem e o bom é que posso assistir Bom dia Brasil, pq todas as programações da TV passam mais cedo!!
    VIVA O HORÁRIO DE VERÃO!!!!

  15. Não há nada como horário de verão no Rio Grande do Sul que só escurece mesmo às 21 horas… Ô COISA BOA!!!
    Eu costumo dizer que o Grêmio e o horário de verão é o que há de melhor no RS! AMO OS DOIS!!!

  16. Na verdade, o horário de verão serve para desviar o “pico de consumo de energia elétrica”, o horário entre 19 e 20h é o horário em que mais consome-se energia elétrica, fazendo com que o sistema de geração de energia trabalhe no limite trazendo risco de sobre-carga ao sistema. Quando utilizado o horario de verão, o pico do consumo é amenizado ja que a iluminação publica liga mais tarde, e também pq ocorre uma mudança de hábitos da população (horário do banho, iluminação da residência…), contribuindo tb para o desvio desse “horário de pico”…
    Construir usinas de geração de energia para trabalharem apenas no horário de pico seria um investimento muito alto.

  17. Thiago disse:
    “Viva o horário de verão! É muito bom sair do trabalho às 6h e ir ver o por-do-sol. Paz pra todos, a verdadeira energia vem do sol.”

    digo o memso🙂

  18. AAAAFFFFSSSSSS……….
    TEM COISA PIOR QUE O HORARIO DE VERAO.
    EX: AS PROPOSTAS DOS POLITICOS LONDRINENSES………
    AFFFFF…..
    NAO SEI NAS CIDADES ONDE VCS MORAM!!!
    MAS HORARIO DE VERAO VEM BEM A ACALHAR…..
    OTIMOOOOOOOOOOO…….
    MUITA PAZ.

  19. [Comentário excluído. Eu posso até tolerar um comentário pouco agradável, mas esse aqui continha linguagem chula e letras garrafais e não acrescentava coisa alguma. — Leonardo Fontenelle]

  20. Meeeeeeeeel Deus q povo mais chatooooooooo!!! O horario de verao eh tudo de bom vah… vc sai “mais cedo” do trampo… esta dia ainda… eh mto mais aproveitavel o dia… ha quem diz q a noite eh que fica curta… fica curta pra kem ker… e essa desculpa q as pessoas param em bar beber e jogar… eh verdade… eu paroooooooooooo…. uhulll.. tomar uma cervejinhaa… todo mundo mereçe isso depois de um grande dia de serviço.
    Deveria ser sempre assim… horario de verao o ano todooooooooo!!!
    e viva o horario de verao…

  21. O horário de verão só é bom para quem mora na praia, eu não gosto, janto mais tarde ( pois não consigo jantar de dia) e por isso durmo mais tarde…..A cordo para trabalhar cansada e ainda está clareando…..ou uma coisa ou outra, qdo começo me adaptar muda tudo de novo…um saco!

  22. Odeio horario de verao!
    Horrivel para quem trabalha…bom acredito só para os políticos malditos
    que nao tem responsabilidade com horarios…
    bando de inconsequentes dizer que há economias…hahahaha
    so se for para o bolso deles.
    Coisa indescente!

  23. Endosso as palavras do Sr. Jardes França (28/08) e acrescento mais: há um desequilibrio no relógio biológico do indivíduo. A

    pessoa perde uma hora na vida, pois levanta mais cedo, não sai mais cedo do trabalho, está cumprindo exatamente a mesma

    carga horária só que antecedendo uma hora. Ela é obrigada a dormir 1h mais cedo. Há um consumo exagerado do alcool. Há

    um cultura “burra” em torno da cerveja como se ela fosse inofensiva…

    Quanto ao Sr. Vinicius K (2/9/8), fiquei estupefato com um argumento tão sem propósito ao querer dizer que o consumo de

    bebida aquece a economia. Sr. VINICIUS: No Brasil morrem por ano 200mil pessoas com doenças relacionadas ao alcool. Nos

    acidentes de trânsito 70% das vítimas ingeriram alcool, e dessas vítimas 50% morrem. O governo gasta em média R$

    14.321,25 com vítimas não fatais. O custo gerado para o setor público é espantoso: R$ 22 bilhões por ano, incluindo gastos

    médicos, hospitalares, perda renda, remoção/recuperação de veículos, administrativos, judiciais e previdenciáraios (dados

    Ipea). Jovens a partir dos 14 anos já estão ingerindo bebida alcoolica devido ao alcool ser aceito sem constrangimento por

    uma sociedade doente como se fosse algo saudável (alcool é DROGA assim como o cigarro). Isso fora o custo social,

    psicológico…O brasil tem mais de 20milhões de alcoolatras, isso quer dizer Sr. Vinicius, que as famílias desses alcoolatras são

    desestruturadas, crianças abandonadas, desnutrição… SR VINIVIUS: Antes de o Sr. transmitir algo, faça com coerência,

    pesquise, se intere da situação do país…Tanto o alcool como o cigarro não traz nenhum aquecimento da economia, ao

    contrário, só prejuízos, financeiros, sociais…. Sr. Vinicius, cuidado com o que fala!!! O Sr. pode ser a próxima vítima de um

    alcoolizado no volante (300mil pessoas dirigem alcoolizadas no país).

  24. Não entendi por que as pessoas estão comentando tanto aqui sobre as bebidas alcoólicas. Em meus estudos de Epidemiologia nunca ouvi falar de uma associação entre horário de verão e álcool; uma busca sobre os dois no Google Acadêmico não revelou qualquer coisa relevante, e uma busca no Google comum teve como primeiro item justamente esta página aqui.

    Quanto aos acidentes de trânsito, os mais graves ocorrem à noite, e nisso o horário de verão não colabora!

    Mas eu concordo que, independente do horário de verão, o álcool é um problema sério. De acordo com estudos brasileiros de 10 anos atrás, orientados pela Organização Mundial de Saúde, o álcool é o principal fator de risco para anos de vida perdidos por morte prematura ou invalidez, no Brasil. Ele ganha de tabagismo, obesidade, sedentarismo etc. porque ele mata cedo, e porque ele está intimamente relacionado com transtornos mentais comuns como a depressão.

  25. É impressionante! Cada comentário ridículo! Críticas ao horário de verão sem o menor fundamento! O horário de verão ja é uma característica cultural em nosso país, mesmo sem entrar no mérito da eficacia do mesmo. É comprovado que as pessoas ão mais satisfeitas neste período, só que algumas pessoas que vivem em regime de rebanho, movidas pelo trabalho, debaixo do chicote dos outros, acham que lazer é coisa de país subdesenvolvido, acham que ser evoluído é trabalhar a maior quantidade de horas possível. No entanto aposto como a maioria dos frustrados que fazem este tipo de comentário, não passam mais de 10 horas do seu dia dentro de uma fábrica como eu e praticamente só tem a oportunidade de ver a luz do sol aos fins de semana. E criticam quem fica no bar gastando seu misero salario bebendo. Cada um gasta o seu dinheiro da maneira que bem entende, contanto que não saiam por ai dirigindo bebados pondo em risco a vida dos outros, e quanto a isso a lei ja está cumprindo o seu papel e todos nós sabemos disso. Agora deixem de fazer críticas infundadas só pelo fato de não se enquadrarem no perfil de pessoas que gostam de curtir a vida, pois cada um tem a sua vida e faz dela o que bem entende. No meu caso eu não vejo a hora de começar o horário de verão, mesmo que isso não mude em nada a minha rotina pois continuarei trabalhando a mesma quantidade de horas que no resto do ano, mas vou ter a oportunidade de aproveitar mais o dia que a nossa sociedade mecanizada se esforça cada vez mais para tirar este direito de cada um de nós. Viver para trabalhar é uma filosofia muito vaga, a gente trabalha para viver.

  26. O horário de verão é uma saída para diminuir o consumo de energia elétrica e também uma alternativa de movimentar a economia do país
    sem dúvida é uma excelente idéia e quem é contra o horário de verão pelo simples fato de “ter que acordar mais cedo” são pessoas que não
    querem que o país cresça!

    essa é minh humilde opinião

  27. Eu gosto também do horário de verão. No verão vem chegando as férias, o calor, o dia custa a acabar e ficamos com o tempo que parece não terminar, curtindo com familiares, amigos e colegas.
    Eu que moro em florianópolis, sou acustumado com praias, quem aqui nao achava ou acha um saco ter que ficar esperando debaixo do guarda-sol para não se queimar, o sol das 16:00 que tecnicamente é o das 15:00 para entrar na água.( risadas ) Não estou, por causa disso, dizendo que o horário de verão em si seja ruim.
    É claro que o horário de verão é muito importante para o nosso país, com esse tamanho todo para alimentar com energia, temos mesmo é que economisar.

  28. Eu amo esse horario!
    Saio do trabalho a corro pra o clube, para pegar uma piscina..
    Sempre saio de la relaxada e vou pra casa muito mais feliz, acho que é o periodo que mais aproveitamos o dia!
    Se a gente se programar certinho não perderemos horas de sono e sim
    ganharemos mais momentos felizes….`Pra quem não gosta, pense de um lado mais descontraido …e viva feliz……..!

  29. Concordo com o Daniel ali em cima, comentários ridículos, típicos de pessoas sem cultura e conhecimento algum! Esse horário é ótimo! Quem reclama são os preguiçosos por acordar uma horinha mais cedo de manhã.
    E sobre sair mais cedo do trabalho para irem beber ou jogar vai da cabeça da pessoa, isso não tem nada a ver com o horário! Quem bebe e joga, é sempre, não só no horário de verão né! Por favor…

  30. Todo o mundo pode dizer o que acha do horário de verão, ou até discordar do comentário de outras pessoas. Mas eu não vou mais tolerar ataques pessoais a quem gosta ou não do horário de verão. Comentários como pessoas sem cultura e conhecimento algum ou bando de inconseqüentes não serão mais tolerados.

  31. Em termos de economia, acho que realmente não economizamos o suficiente nesses meses propostos…Eu particulamente não gosto desse horário de verão, pois saio da minha casa ás 18:00hs para pegar o ônibus pra Faculdade e gasto no minímo uma hora pra chegar na Faculdade. Devido a viagem ser longa, pois tenho que descolar da minha cidade, tudo se torna muito canssativo, pois ainda pegamos muito sol na estrada…É uma pena que meu estado passe por essa economia, mas fazer o quê, né…

  32. Sempre ouvi as históricas da minha avô, que morando no sitio, acordava as 4 ou 5 horas da manha quando o sol aparecia, trabalhava o dia todo, voltava para casa as 17, jantava as 18, e as 19 hora já estava dormindo. Nunca ficou doente por acordar cedo, isso eu garanto, pois ela tem 96 anos. Agora, não dava prá investir mais em disponibilizar energia para a população e acabar com essa ladainha de muda horario/volta horario, em vez de ficar jogando dinheiro publico fora?

  33. O horário de verão é ótimo, mesmo para quem mora em regiões onde não adota a prática, os programos de TV são gerados pelo horário de verão e assim nós do Nordeste ganhamos mais tempo para assistir.

  34. Essa horário de verão vou te contar viu… IRAAADO, aproveito mais o sol depois que saio do trabalho as 18:00, sem contar que final de semana da pra surfar até as 21:00 quase… O maravilha esse horário de verão e tem gente que fala que é ruim pq o povo vai pro bar beber, quem fala isso é pq o marido ou mulher chega em casa tarde no horário de verão hehehe!!!

  35. Esse horário de verão é bom demais, azar de quem não tem nada pra fazer no fim do dia, e não curte ter uma horinha a mais de sol, pra pegar uma piscina, um chopp com a turma, um clube, uma praia, uma cachu, etc… o brabo é acordar quando ainda está escuro.. aí é triste.. ehehhe mas tirando essa parte eu amo o horário de verão. E quando termina é bom demais, quando volta o horário de inverno. Abraços.
    OBS pessoas façam amigos! e vão para os bares, chopps, praias, clubes, ao invés de ficar em casa vendo novela de cara amarrada engordando no sofá!!! Sai dessa vida. vai curtirrrrrrr bjussss

  36. Para quem trabalha cedo (eu por exemplo), ficamos exposto a vaiações de temperatura que não faz bem a saúde e querendo ou não acabamos dormindo menos por causa do calor. Não acredito que existe esse horário para economia de energia, tem outros interesses. Está comprovado cientificamente que a troca de horário é prejudiciall a saúde. E com certeza esse horário não foi criado por quem trabalha 44h semanais. Nos meses de dezembro e janeiro até é aceitável….

  37. Eu odeio esse horário de verão tenho que acordar mais cedo e o dia fica longo só p/ trabalharmos mais.
    Fico de mau humor todo horário ..até voltar o normal

  38. nossa horario de verão muito bom Pros jovens e pras crianças,isso é melhor ainda, podem aproveitar mais o dia ainda mas que o horario de verão vais estar nas ferias enteira, entaum é só curtir entaum” relache e goze”’ shaushHauahA palavras da Marta

  39. JÁ QUE O OBJETIVO DO HORÁRIO DE VERÃO É MUDAR O HÁBITO DO PICO DE ENERGIA, A COISA QUE ELE ESTÁ CONSEGUINDO FAZER É EMPURRAR O PICO PARA UMA HORA DEPOIS. E TAMBÉM PERTURBAR O RELÓGIO BIOLÓGICO, ALTAMENTE PREJUDICIAL ÀS CRIANÇAS E AOS IDOSOS, CONFORME COMPROVADO PELOS NEUROCIENTISTAS QUE ESTUDAM O SONO. QUE ECONOMIA É ESSA DE UM ESTADO QUE SE INTERESSA EM LESAR A SAÚDE DE SEU POVO?

  40. Viva o horário de verão!!!!!!
    Por mim o ano todo seria dessa forma…..não tem coisa melhor do q sair do trabalho e o dia ainda estar claro pra vc aproveitar um pouquinho, fazer uma corridinha na praia, encontarar os amigo, hmmmmmm…..não tem coisa melhor.

  41. Gostaria de saber quanto a AMBEVE e o sindicato dos bares, hotéis, restaurantes e similares gastam, anualmente, de lobby para “convencer” o Governo Federal a decretar o horário de verão, verdadeira afronta à saúde, ao rendimento escolar das crianças e a segurança da população mais humilde que madrugam, às escuras, nas paradas de ônibus.

    Alguém sabe como enviar todo o conteúdo dessa página ao Ministro Edson Lobão das Minas e Energia?

    Está mais do que na hora de inciarmos – pela internet – uma manifestação de repúdio a essa mentirosa justificativa de economia de energia elétrica.

    HORÁRIO DE VERÃO EM PAÍS TROPICAL????? PALHAÇADA! ALGUÉM DEVE ESTÁ LUCRANDO COM ISSO, E MUITO!

  42. Olha adoro ver o Sol brilhar fico mais feliz e observo que nos dias mais iluminados as pessoas ficam nos onibus e espaços publicos menos stressadas, só que eu faço parte de uma gama de pessoas que sofre com o HORÀRIO de VERÃO, até que ele termine.Quanto a estudos sobre isso sempre acompanhei diversas materias do Globo Réporter sobre este horario e o mesmo é considerado por 70% dos médicos(de diversas areas) prejudicial a saúde.
    Eu mal consigo dormir direito porque quando é possivel dormir, que a temperatura abaixa está muito tarde; resultado vou acordar atrasado para o trabalho. No meu serviço trabalho com Médicos e todos como eu sofre fisicamente com este horario.Pra terminar se alguem souber como se adaptar há essa porcaria me conte, pois passo este horario todo passando mal, meu relogio biologico não muda, portanto sempre atrasado nos compromissos.

  43. Olha. eu não vejo nenhuma economia no horário de verçao… Eu só vejo como beneficiárias do horário de verão as fabricas e grandes empresas que sependem de energia. Vejamos a empresa que trabalho. Quando chega no horário de verão a energia dá um salto médio d 25%. Mas porque isso? Fizemos uma pesquisa para saber o porque. Verificamos que com o horário de verão as equipamentos são ligados na madrugada ainda ou seja sem LUZ. Portanto já estamos tendo um forte desperdício com com as luzes descesessariamente acesas. Os equipamentos e fornos tem que aquecer em uma temperatura mínima, senão não funcionam corretamente. Fora do horário de verão utilizamos o sól no horário de verão a compania de energia elétrica fatura em cima. Verificamos com os nossos funcionários e em média a conta de energia aumenta 3%. no horário de verão. Mais uma vez fizemos uma pesquisa: Os funcionário levantam cedo mas antes usavam a luz do sol em suas casas. Agora tem que usar a LUZ mais uma vez o golpe do governo entrando em funcionamento. 90% dos funcionários que tiveram aumento acima de 3% possuem aquecedores solares. E o banho junto ao frio da madrugada resulta em um cumsumo muito alto dos aquecedores. Me responde. Será que o governo acha que o brasileiro é burro ou será que ele omitem as informações para criar falsos relatórios em benefício as grandes empresas? Pois é OBIVIO que no horário de verão o governo perde com as grandes empresas e divide o prejuízo com o povo. GENTE ACORDA. NÂO HÀ ECONOMIA PARA NÓS!

  44. Taí uma das coisas realmente boas feitas pela ditadura militar (1964-1985). Simplesmente decretaram o fim do H.V., no clássico estilo ditatorial. O Brasil ficou quase vinte anos no horário natural.
    Já deu pra notar o que acho do H.V….
    Mas compreendo o fato de que muita gente o aprecie. Tem gosto pra tudo.

  45. Gosto ou opinião cada um tem a sua, acho que a intenção aqui é cada um expor o seu comentário.O horário de verão para mim é bom, pois pelo menos nos dá uma idéia mesmo q falsa que estamos chegando mais cedo em casa…….em termos de economia de energia …..aí já acho difícil…..pq uma hora a + ou a -, não muda muita coisa, já que empresas fecham mais cedo enquanto o comércio fecha mais tarde para atender a demanda que aumenta com o horário novo…..é muito relativo…..

  46. Bobagens!
    O horario de verão vai ser mais um item dos indescutivéis, como religião e futebol, afinal gosto não se discuti, cada um tenta viver da melhor forma que DEIXAM com o seu.
    Verão não é verão sem aumentar o indice de bebedeiras e acidentes, se as pessoas não tem conciência desse perigo não vai ser por ter uma hora a mais que a culpa é do horario de verão, quem é sabio aproveita melhor indo ver o por do sol, fazendo academias ou chegando em casa com luz do dia tendo a sensação de que descansa mais; eu gosto porque vejo o por do sol ainda no ônibus a caminho de casa e fico maravilhada nos primeiros dias, depois aproveito fazendo algumas coisas que por ser noite não dava mais tempo, descanso, namoro, bato um papinho com algum amigo sem tanta correria(na net ou na rua).Sinto que realizo mais coisas pessoais nesse período, mas se pra alguns não é bom, e já que é obrigatório faça o jogo do contente e relaxe, afinal ele tem dia certo pra acabar. Mas procure não ficar buscando motivos para se irritar, afinal a vida já nos dá tantos motivos mais sérios…Busque sempre a felicidade em tudo e Carpe Diew. (aproveite bem o dia) .

  47. É incrível como o povo brasileiro só pensa no seu próprio bem pessoal. É difícil perceber o benefício da economia da energia elétrica para a natureza e, consequentemente, para TODOS nós. É quase óbvio que haja um certo aumento no consumo de energia no verão, principalmente em empresas, pois é preciso energia elétrica para manter ar-condicionados e ventiladores ligados durante todo o dia. Eu também não sei quem lucra com o horário de verão, mas acredito que algum estudo foi feito para que o consumo no geral seja menor, e não para que agente gaste menos dinheiro com energia elétrica. Sou de Floripa, e pra mim está ótimo com horário diferenciado no verão. Posso sair do serviço as 18h, ainda dar uma volta na praia e quem sabe até dar um mergulho, sem contar o final de semana. Vamos deixar de ser egoistas, e parar pensar que deveríamos lucrar financeiramente com algo que é feito em pról de todos.

  48. Adoro o horário de verão!
    Saio do trabalho e ainda tem um solzinho delicioso!
    Nossa, é uma delícia!!! Em vez de ir logo pra casa, sempre dou umas voltinhas!

  49. Hmmmm. O horario de verão é uma otima ideia, não digo isso so por mim, os numeros comprovam que isso é realmente o melhor para a Nação. Muitas pessoas costumam mudar um pouco a sua rotina para fazer algo mais interessante e aproveitar o sol que ainda esta no ceu, desde observar um simples por do sol ou até ir a um clube e pegar uma piscina. Não que isso seria uma ideia conformista, mas diante o que acontece seria mesmo uma boa ideia aproveita-la de uma maneira que possa lhe trazer um BENEFICIO do que simplesmente ficar criticando algo so porque é diferente(Coisa normal de muitas pessoas – Um exemplo classico são pessoas que criticam o Linux sem conhecer os varios beneficios do mesmo, mas so critica por que ele é diferente). Mas o que podemos fazer ne? o jeito mesmo e ter que ficar lendo varios post sem sentido… Pena eu não poder mais aproveitar o horario de verão, mas quando morava no sudeste gostava bastante…

  50. Isso não tem haver com economia e sim com lazer, agora os proletariados podem sair do seu trabalho e ir descansar em algum bar ainda com o sol “aceso”, Getulio Vargas foi quem colocou essa otima ideia para funcionar, sou muito grato a ele, o horario de verão é bom para todos independente de rico ou pobre, os ganhos e as perdas por parte de algumas pessoas não é nada tão significativo, então é melhor pagar essa diferente e ter um sistema horario melhor, sendo melhor aproveitado a luz solar, do que deixar de usufluir dele,

  51. Quanto a economia que dizem quanto a enegia elétrica, não compensa, pois se acordamos mais cedo, com certeza não vamos ligar velas , e sim energia.
    As pessoas dizem que veêm o sol nascendo, isso pra quem acorda um pouco mais tarde, mas pra quem sai 5 horas da manhã de casa, nem o sol quadrado podemos ver. Agoara K prá nós… Esse horário é chato demais… Ainda bem que Salvador recorreu e não existe mais esse horário lá.

  52. Viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiva o horário de verão !!!!!!!!!!!!!!! É fantástico, pois de uma forma peculiar ” estiiiiiiiiiiiiiiiica ” o nosso dia…Sempre conseguimos fazer algo a mais do que costumeiramente fazemos. Seja lá pela razão que for, o importante é que ELE esta chegando !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Pensemos que o importante é ESTARMOS VIVOS E SAUDÁVEIS para viver mais esse tempo no horário de verão.
    Abraços, muita paz e alegria à todos !!!!!!!!!!!!! Viver é uma dádiva, não podemos disperdiça-la !!!!!!!!!!!!!!!

  53. Teixeira, por que mais um? Se for pelos comentários anteriores ao seu, concordo que os artigos mais populares (e por tanto com mais leitores “pára-quedistas”) têm comentários freqüentemente bem diferentes dos encontrados em outros artigos. Como a exclusão de um comentário é definitiva, eu procuro só excluir os claramente desruptivos, embora excessos como os da Leide e da Neísa me incomodem um bocado.

  54. Olá pessoal, o horário de verão para não ser diferente é bom para alguns e ruim para outros e até mesmo motivo de polêmica também. Só para se ter idéia quantos comentários foram feitos aqui ^^ Abraços a todos e até uma outra hora. Bom horário de verão🙂

  55. Por favor, poderíamos acabar com este horário de verão, é horrível
    Moramos num país de clima muito quente, e com esse horário de verão saimos prejudicados
    Em questão da economia, toda a população reclama, não economiza coisa nenhuma, as vezes os gastos são até maiores.
    Gente, 19:00 é noite, não dá pra gente aproveitar as noites neste horário horrivel de verão.
    Vamos acabar com esse horário pelo amor de Deus.

  56. Pessoal, parece como ja foi comentado, a mudança de horário não agrada todo mundo. Mais para mim depois do expediente de trabalho é que sobra um pouquinho do dia para fazer alguma coisa em casa.Para mim é muito util .
    Até

  57. Geente perai, quem não gosta de horário de verão pode parar né! Como já foi dito aqui, nós não vivemos pra trabalhar, nós trabalhamos pra viver. Que isso de pensar só em ganhar dinheiro ? Meu Deus, que monte de pessoas ambiciosas. Horário de verão é seempre muito boom, como estou nas fériias, não tem aula, da perfeitamente pra eu aproveiitar um dia inteiro no clube, tomar saúna às 6:30, saiir todaa maciia, e na hora que sair de lá, ainda ver o sol, e claro, poder tomar aquele cervejinha com os(as) amigos(as) e o namorado, e sempre muiiito boom, ah como eu amo esse horário de verãao! E VIVA O HORÁRIO DE VERÃO o/ !

  58. Gente, o horario de verão ia começar antes, neh? mais por causa das eleições foi adiado. Eu não sei vocês, mais o meu organismo ja esta em horario de verão estou acordando meia hora antes de despertador.
    Eu amo o horario de verão……posso sair mais cedo e aproveitar o sol…..maravilhaaaa!!!

  59. Horário de verão é uma bosta, seu organismo é acostumado ao horário normal e tem que mudar os hábitos para o horário de verão.. si vc costumar dormir as 23:00 provavelmente vc só terá sono as 00:00 tento que acordar as 6 no outro dia vc terá 6 horas de sono e não 7… Mecanismo inútil que economiza 3% de energia o equivalente para abastecer uma cidade com 15mil habitantes em media…. ai fica a pergunta… vale a pena mudar hábitos diários para 3% de economia?

  60. O horário de verão não erxiste no meu mundo ,so enventaram isso para terem tempo de falar e planejar, como nós humanos iremos enrriquecer a conta bancaria dos nossos governates;não é ,pense nisto?.

  61. A pior parte de tudo o que todos já abordaram de ruim é que já sei tbm. que ao terminar esse período de quentura total (amo o calor!) …é que voltará o inverrrrrrrrrrrrrrrrrrno! Ai meu Deus!
    A melhor parte, claro, tem de haver, não se pode ser tão míope assim pra não enxergar que toda moeda tem dois lados e bem assim toda estação tem sua temperatura característica (hahahahaha), então… a parte boa é que eu me exercito profundamente a aceitar as coisas como elas são: verão é quente e inverno é frio! Pronto!
    E viva as autoridades brasileira que elaboram leis secas, leis “justas” (credo! minha saia tá é frouxa mesmo! pq emagreci no inverno adorável aqui de Mato Grosso do Sul: sêco,sêco. As chuvas de verão daqui nos brindam um maravilhoso pôr-de-sol com muitos galhos de árvores quebradas com as ventanias (hahahaha, sem contar no guarda-chuvas que viram do avesso!).

  62. erratas: leia-se: ‘autoridades brasileiras’; ‘nos guardas-chuvas’…
    Ah! estava esquecendo: o pessoal fala em tempo de sobra e já relaciona com bebidas. É. Por isso estão relacionando horário de verão com bebida. Mas como sugerir pro povo aproveitar e ir pra casa mais cedo pra papear mais com a família, trocar mais idéias com os filhos, com os pais, passar na locadora e pegar uns filmes (tantos filmes maravilhosos!) etc e tal….tanta coisa boa pra se fazer com o tempo que vai parece que tá sobrando. Ilusão. Como bem demonstrado por uns internautas muito sábios, o dia permanecerá ‘valendo’ 24 horas, acho que é pq. a lei é ‘fria’ né? ela num fala de emoções e nem de filosofia. E a gente num fala mais de amor, de brincar, de ‘curtir’ o outro. Nem precisa falar nisso, mas praticar isso. A lei é sábia, nós é que precisamos dar vida a ela. Só nós podemos isso.

  63. Não faz sentido algum colocar horário de verão em um país tropical. Podem fazer uma pesquisa na internet e verão que somente países subtropicais adotam o horário de verão no hemisfério sul como Austrália e Nova Zelandia. Na região Tropical a diferença de luminosidade não é significativa porque a normalidade dos raios de sol muda mais nas regiões subtropicais (por exemplo, no extremo norte e antártida, fazem 6 meses de noite e 6 de dia). Veja, nossos vizinhos sulamericanos não mudam o horário de verão, nem a Argentina… somente o Chile, Uruguai e Paraguais… Somente se justifica em is SC está abaixo do trópico de Capricórnio (que corta São Paulo). Aqui no Brasil, só teria um mínimo sentido a mudança de horário para a região Sul, mesmo assim até o PR seria discutível…
    Para mim, referência não se mexe, principalmente no tempo. Neste horário de verão, não vou alterar o meu relógio. Eu faço o meu tempo, e o adapto conforme meus compromissos assumidos. Por que nós brasileiros, autojulgados tão criativos, vivemos copiando o comportamento europeu e norte-americano sem o mínimo dissernimento da razão?

  64. Há, vejam só isto: Segundo a bióloga Yara Fleury Van der Molen, especialista em sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o corpo e o cérebro podem estranhar a luz até mais tarde. “Muitas pessoas relatam certa dificuldade em pegar no sono durante o horário de verão”, diz a especialista. Outras reclamam que não acordam na hora certa, uma vez que as manhãs são mais escuras. Isto se traduz em outras queixas, como irritabilidade, fadiga e sonolência durante o dia. Algumas pessoas chegam a ter hábitos alimentares alterados.

    Se não justifica fisicamente, interfere na referência de tempo de todos de modo negativo, deve existir só para nos apurrinhar o pobre brasileiro. Bom, respeiro as opiniões… tem gente pra gostar de tudo, mas como isso também me afeta, deixo aqui meu protesto à nossa hipocrisia euro-americana.

  65. Porque que os Politicos lá em Brasilia ao invés de madarem Deus e nós, adiantarmos os relógios em uma hora, madem adiantar em cinco horas…ai ´vejam quantas horas nós ganhariamos, podiamos ficar na praia um tempão, pescar ate meia noite, beber ate cair nos barzinhos… olha gente eu não sou retardado não viu, mas que eu vou pedir para um tal de João de Deus lá do congresso eu vou , dizem que ele tem parte com Deus pois o cara ganhou dezenas de vezes na loteria, ou será centenas!!, bem sei lá mas se ele ainda estiver por lá eu vou pedir.

  66. Tanto eu quanto minha esposa e principalmente os filhos não suportamos esse horário.
    Aqui em Brasília anoitece por volta das 18:30, e quando acordo, é necessário ligar as luzes para tomar banho, café etc.
    E o que dizer para um bebê, que ele deve acordar ou dormir mais cedo, que a hora da papinha mudou?
    Detesto esse horário, não precisava existir.
    Só para constar, essa alteração de horário funciona muito bem para aqueles países que estão longe da linha do equador, pois quem está nela, como o Brasil, os dias e noites são praticamente iguais, não justificando o adiantamento de 1 hora nos relógios.

  67. Pensando bem nesse mostruoso “HORÁRIO DE VERÃO” só notamos malefícios ao ser humano. Na verdade só os colarinhos brancos que levam vantagem. Esse horário muda tudo em nós, todos nossos hábitos e afeta ainda o nosso psicológico. Será quando que eles acordarão para tamanho prejuizo que estão causado a nós brasileiros? O que devemos fazer para acabar com esse pesadelo chamado horário de verão?Tem alguma lei que possa nos ajudar? Esse horário causa pânico a mim e em minha família.

  68. Quero dizer aos amantes do horário de verão que nos criticam por odiá-lo, pensem melhor em suas palavras pq sem cultura são vocês. Natal não é natal, são 11 horas, Ano Novo também. E a gente não sai mais cedo ou vocês não sabem fazer contas?Então vivemos num mundo de fantasia. Seus ….!!!!! Interpretem como verdadeiramente vocês são.

  69. Tem dó, nós crianças precisamos viver. Pensen nisso! Chega dessa falta de consideração com o ser humano. Respeitem o Estatuto da criança e adolescente. Tenho 9 aninhos e já estou cansado desse horário.

  70. É pessoal, ta todo mundo observando o relógio, leis, e esquecendo que quem criou este magnifico sistema foi um ser magnifico, que nos da o raciocinio quando estamos acordados e quando cansamos faz nos fechar as janelas e pimba! adormecemos, logo que esse raciocinio tambem, mesmo acordados nao continue a dormir. e possamos continuar a desfrutar deste folego de vida e ter uma vida legal sem esquecer de agradece-LO por tudo isso, com fuso-horario ou não.Abraços

  71. Vocês estão abusando dos direitos que a constituição nos assiste. Na minha casa ainda não vi essa tal de economia na energia, pq todos os dias ligo a luz quando levanto e acabo deitando mais tarde. Qual ação que devemos fazer para acabar com esse horario. Só tenho 13 anos e ja sou prejudicada com esse horário.

  72. eu acho um absurdo o horario de verao as veses .. eles falam q vai começar no mesmo dia , eterminar no mesmo dia e isso nunca acontesse e muito chato so tenho 10 ano ………….
    a energia muda, mais eu tenho q acorda sempre mais cedo para ir pra escola
    por que q nao coloca uma hora mais tarde???
    ai fica melhor porque posso acorda sempre mais tarde,ai e melhor!!!!!!!!!!!!!!
    xau,xau………………………………………………………………………………..

  73. ÉÓTIMO O HORÃRIO DE VERÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SOL DE ALEGRE DO ESPIRITO SANTO AQUI É MUIITO BOM.RSRSRSRSS BEIJÃO PARA TODOS É APROVEITE ,RSRSRS

  74. ESSE HORARIO DE VERÃO DEVERIA ERA E ACABAR POIS SE TODO PAÍS UTILIZASSE AINDA DIRIA ALGUMA COISA MAIS FAZER SO PARA OS ESTADOS DO SUL E SO SERVE PARA ATRAPALHA EU SOU CONTRA ESSE HORARIO DE VERÃO NÃO DEVIA NEM EXISTIR

  75. Pingback: Melhor resposta » Guando começa o horario de verão?

  76. PORQUE O RENDIMENTO ESCOLAR DIMINUI

    Wahlstrom, pesquisador do Minneapolis school district and works at the University of Minnesota Center for Applied Research and Educational Improvement, evidenciou melhor desempenho, maior frequência às aulas, menos atrasos e menos depressão ao mudar o início das aulas de 7:15 para às 8:40 horas.

    Vários outros estudos mostram que o horário ideal para início das aulas é a partir 8:30 horas, com maior performance às 10:00 horas.(Journal of Clinical Sleep Medicine, vol: 4 (6), dec. 15, 2008).

    No Brasil as aulas começam às 7:00 horas, diminuindo a intensidade do aprendizado e no horário de verão, a situação piora em uma hora, com prejuízo adicional.

    Mas o aspecto mais importante é a privação parcial do sono REM, que é mais intenso e duradouro no final da madrugada, quando as crianças são tiradas da cama, sem o devido comando de acordar e são colocadas dentro da sala de aula, sem condições adequadas para o aprendizado, por estarem sindrômicas, com sonolência, lentidão de ações, desatentas, irritadas, etc.

    Como já visto, é no sono REM que ocorre a sedimentação do aprendizado do dia anterior.
    Estudos em animais, confirmados em humanos, mostram aumento da intensidade, duração e precipitação do sono REM após o dia anterior de grande quantidade de estudo e aprendizado e que após a privação desta fase do sono(REM), ocorre esquecimento de parte do material aprendido no dia anterior.

    Entende-se bem então como a criança que tem menor aprendizado, por acordar uma hora antes, privando parcialmente o seu sono REM, terá na noite seguinte a capacidade de sedimentação do que consegui aprender diminuída, pois ao ser tirada da cama uma hora mais cedo, justamente quando o sono REM è mais intenso e duradouro, perderá a melhor hora para arquivar em seu cérebro o aprendizado do dia anterior.
    (Memory Consolidation and REM sleep – Biology 202, set 2008).

    Não se pode esquecer que diante destas crianças, encontra-se um professor também sindrômico, sujeito como todos a erros profissionais.

  77. Ah! Nem JESUS CRISTO agradou a todos, imaginem se uma simples mudança de horário irá agradar! Cada um com a sua opinião! Mas eu, particularmente gosto do horário de verão….

  78. Tenho uma boa sugestão para acabar com os efeitos do horário de verão . É só começarmos a trabalhar uma hora mais tarde a trabalhar uma hora mais tarde. Vamos combinar/

  79. Caros amigos comentaristas.
    É verdade que cada um tem sua opinião sobre o horario de verão,salvo cada situação,se olharmos pelo lado geografico,é claro que quem mora em estados do litoral tem uma opinião,quem mora na cidade grande tem sua opinião,quem mora no campo tambem tem sua opinião,mas vams analizar um detalhe e faço á voces em geral uma pergunta.Já que foi discutido leis de transito,economia,e ate mesmo biologia,mostrem para mim o que foi economizado em seu bolso.É verdade que voce chega em casa mais cedo?se voce nao chega obviamente ta gastando dinheiro oom alguma coisa,se chega mais cedo em casa com certeza vai inventar algo para fazer,e sem contar o desacerto que fica o organismo.E o mais grave,quando estamos começando a nos acostumar ele acaba,os dias ficam dificeis,a fome vem em hora errada,a questao fisiologica modifica.E entao Isso e Bom ou ruim? Resumindo,Nos Brasileiros nao sabemos e nao podemos no impor a uma situação.Entao cada um no seu quadrado porque ninguem e melhor que outro. VAMOS SOFRER JUNTOS GALERA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  80. essa mudança de horario é otima e as crianças tem que aproveitar muito antes que volte tudo de nova.Nos crianças vamos aproveitar muitoooooo.Bjssssss,kiss

    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

  81. Até quando iremos aguentar esta imposição de interesses de certos empresários? pois é para isto, minha gente, que essa ‘porqueira de horário” ainda perdura.
    Em 1991, na época, o então presidente José Sarney barrou esta “Porcaria de Horário”, creio que há uma boa causa por aquela interrupção, lembram-se?
    Sabem que os maiores índices de acidentes(nas estradas, no trabalho, enfim…) acontecem exatamente durante o período de duração deste “Amaldiçoado Horário?”
    Sabem que no sul do país(Santa Catarina, Paraná e R.G. do Sul) o sol se põe às 8:00h da manhã, o que pela lógica deveria sim haver era Horário de Inverno?
    Sabem que temos o maior Manancial de Água do planeta? o que contradiz a alegação dos “interesseiros” em falta de água e suposta economia.
    Poderíam optar pelo Racionamento de Energia(nas contas de luz quando o consumo passasse tantos Mega Watts pagava-se multa), como na época do Apagão, pois assim não teríamos nossa saúde detonada por este “Famigerado Horário.”

    “Quem souber peço que indique um site ou e-mail para gerarmos um Plebiscito para banirmos em definitivo esta “porcalheira de horário” do nosso cotidiano.”

    Fé em Deus minha gente, pois, o mal não é eterno. Em breve comemoraremos o Fim deste Famigerado Interesse Anual.

  82. Benjamim Franklin e o horário de verão!
    Estamos no horário de verão, ah que maravilha? Um calor de matar aqui nos trópicos, clima abafado rarefeito provocando tosses e gripes intermináveis. O Brasil é único e “inteligente” país equatorial do mundo que adotou o horário de verão, “que lindo”! Calor, forno, brasa mora! Estou aqui realmente a fim de desvendar esse mistério, porque horário de verão no Brasil? Mas precisamente e particularmente em certos bairros e cidades do Brasil? Estou sofrendo muito com um calor fulminante e me pergunto quem foi o “gênio” que adotou essa façanha?
    Benjamim Franklin o inventor do horário de verão deve ter imaginado a mesma asneira política de racionamento de energia e também me ponho a pensar porque gente? Nem o governo americano na época achou a idéia o máximo. O congresso americano não deu a mínima a Franklin, achou mesmo uma besteira. E olha que não existia luz elétrica naquela época! Na Inglaterra a sociedade astronômica de William desenvolveu o horário de verão, no caso dos países europeus até dá para estender. Geralmente são climas frios com invernos longos onde mal se vê a luz do sol. Nesse sentido, além de ser um alívio para a massa e uma redução significativa de consumo de energia. Com um detalhe, na época de William a energia era gerada por carvão…
    Eu não estou conseguindo resolver essa equação? Como podemos pulpar energia no Brasil. digo às pessoas que trabalham no mercado informal ou não tem horário fixo em seu trabalho? Domesticas e mães de família que realizam seus trabalhos geralmente no lar e que às vezes são impedidas pelo calor do dia de executar certas tarefas. Os que trabalham em casa, feito eu. E o mais incrível e aterrador problema, como podemos poupar energia no verão carioca digo, aquelas pessoas que não são funcionarias publicas, não moram perto da praia, que enfrentam conduções super lotadas, saem muito cedo de casa lá pelas quatro da matina. Quando chegam do trabalho tudo que elas mais querem é ligar seu Ar condicionado.
    Sabemos que no Rio de Janeiro, Nordeste, Baía temos um calor e uma temperatura muito alta o ano todo. Se alguém tinha que economizar energia, já haveria sido feito, não concordam? Então que palhaçada é essa de horário de verão? Estou escutando agora o barulho do novo Ar condicionado do meu vizinho, que está ligado dês das oito da manhã. Meu ventilador tive que trocá-lo por outro, o calor foi tanto que ele não resistiu. Fui a uma loja aqui no meu bairro, aliás, muito quente e longe da praia, comprar um ventilador possante pra ver se o calor me deixa em paz. Na fila do caixa onde fui adquirir meu ventilador as pessoas que lá estavam não tinham nenhuma preocupação em poupar energia, até porque era uma multidão encalorada gritando e exigindo mais rapidez na entrega do produto; onde fiquei na fila uns quarenta minutos.
    Horário de verão para quem cara pálida? Em todo estabelecimento e empresas que vou sempre tem um bom Ar condicionado central ligado o dia todo. Duvido que alguém se queixe do calor nesses Oasis! Embora o governo poupe energia com suas estratégias melancólicas, só por que a iluminação da cidade ganha uma hora de vantagem para ser acessada, não quer dizer que esteja economizando abessa, no jogo do 1,99 sobra sempre um centavo! E quem se ferra é o povo, que tem que se esquivar do calor articulando várias artimanhas. Minha amiga vai para o shopping e só volta quando escurece, fica de baixo de Ar condicionado central na praça de alimentação, ela leva até o lanche sem ninguém ver.
    Duvido que alguém no Rio ou no Nordeste consiga poupar energia como dizem os especialistas, inclusive a população dos entornos onde não tem praia, nem piscinão, nem nada. As pessoas que moram longe do trabalho e acordam muito cedo ficando mais cansadas. Duvido que algum especialista tenha atentado para esse fenômeno social, até porque o projeto é para o governo economizar e o povo gastar. Claro que a população gasta muito mais no horário de verão. Com temperaturas que vão de vinte cinco a quarenta graus é impossível ficar sem um sorvete, cerveja, refrigerante, centenas de ventiladores e o mais importante Ar… Em certos lugares Ar condicionado tinha que ser produto de primeira necessidade, em muitos lugares imagino eu.
    Não concordo com horário de verão e se depender de mim essa palhaçada acaba agora. Não gosto de calor, não suporto suor. Não gosto de praia, piscina, praça de alimentação. Não gosto de gastar dinheiro à toa, ainda mais com projetos idiotas tipo horário de verão. Não suporto verão, aquela gente pegajosa encostando-se no trem. O que depender vou para a rua exigir que essa farsa de horário de verão vá para as cucuias, que lá é lugar de projetos de fachada. Desejo que todos os mentores desse projeto espúrio respondam a população se possível, em uma comissão da CPI, vou adorar ver o show daquelas gracinhas…
    Ass, βιώσας

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s