Celulares Nokia 2630, 2660 e 2670 com Linux

Dando continuidade a meu artigo anterior, resolvi pesquisar um pouco mais sobre como sincronizar celulares com GNU/Linux. Uma pesquisa na web confirmou que os celulares Nokia são os mais usáveis, especialmente entre os mais baratos, então restringi minha pesquisa a essa marca. Os celulares 6xxx ou superiores em geral têm bom suporte (exceto os baseados em s60 3ª edição), mas eu gostaria de um celular mais simples: nokia 2630, 2660 ou 2670. Encontrei um vídeo do Nokia 2660 sendo acessado via bluetooth (veja também a parte 2), mas eu preciso saber se é possível sincronizar a agenda desses celulares com software livre. Alguém aí conseguiu?

18 respostas em “Celulares Nokia 2630, 2660 e 2670 com Linux

  1. Eis minha agonia: uso o Ubuntu Hardy e possuo um Nokia 2660. Consigo acessar a (escassa) memória do dispositivo, transferir arquivos, etc. Mas não consegui de jeito nenhum fazer o sincronismo. Tentei com várias ferramentas, e nada. Em um dos fóruns que li, alguém disse que conseguiu após sincronizar por Redmond. Mas nem assim. Não foi possível sincronizar nem pelo Nokia PC Suite em Redmond. Ali também foi possível fazer transferências, mas não sincronismo. Tentei com e sem senha, mas nem com reza brava funciona. Está difícil descobrir se o problema é com o telefone, com o sistema operacional, com o adaptador bluetooth USB ou se é a peça fundamental que fica entre o teclado e a cadeira.

    Portanto, se alguém conseguir, diga-nos qual é o macete, por favor!

  2. Pingback: Leonardo Fontenelle | UNYK?

  3. Comprei o 2630 por ser o celular mais barato entre os compatíveis com o gnokii, obex etc. Na verdade, o 2660 é ainda mais barato, mas eu preciso de um celular que eu possa atender com uma só mão, e o “flip” do 2660 eu só consigo abrir com uma segunda mão. Pelo menos entre os celulares baratos, conectar com o computador via cabo não é uma opção. É necessário comprar um cabo em lojas voltadas para técnicos; e na hora é preciso desligar o celular, retirar a bateria, conectar o cabo de dados, recolocar a bateria, ligar o aparelho, sincronizar os dados, e então desfazer os passos anteriores. Nada prático!

    Os celulares da Nokia são bem conceituados em termos de usabilidade, tanto nível de hardware quanto a nível de software. Pessoalmente, não me entendo muito com a distinção entre os botões Chamar/Desligar e os outros dois sob a tela, mas a disseminação desse padrão mostra que isso pode ser só (falta de) costume meu. O Nokia 2630 é muito pequeno e leve, só vendo para entender. Sua interface é colorida e cheia de desenhos; parece a do Symbian, apesar de na verdade ser o “series 40”. Os comandos são executados após um atraso bem pequeno, mas perceptível, pelo menos para quem usava celulares mais antigos e mais simples. Por duas ou três vezes o aparelho simplesmente travou, sendo necessário retirar e recolocar a bateria para reiniciá-lo.

    Se você pesquisar a web vai encontrar as especificações técnicas do aparelho, vale a pena lê-las.

  4. Felipe, não é uma questão de código. O rádio FM usa o fone de ouvido como antena. É uma característica do chip de Bluetooth tanto to Nokia 2630 quanto do Nokia N800 (que não é um celular). Por uma questão de spam, acho melhor que seu e-mail não fique exposto nos comentários. Se você quiser que eu edite seu comentário retirando o endereço de e-mail, por favor use o formulário de contato.

  5. Leonardo, você já encontrou uma solução pra sincronizar o Nokia com o Linux?
    Isso me interessa, porque acho muito útil o calendário e a lista de tarefas do celular – mas é muito mais fácil digitar no teclado do PC do que no cel. Tenho um 2660 e uso Ubuntu no PC.
    Alguém teve sucesso usando o Nokia PC Suite via Wine? Seria uma solução, mas ainda não experimentei.

    • Victor, comprei um Nokia 2630 mas ele sumiu na rodoviária do Tietê (em São Paulo). Na época em não estava realmente sincronizando, e sim fazendo backup através de um script que por sua vez usava o gnokii. Graças aos comentários da versão em inglês, estou pensando em usar o Funambol. É possível usar o um serviço online, mas pretendo instalar aqui em casa.

Deixe uma resposta

