De volta do fisl 9.0

Já estava em tempo de eu relatar como foi para mim o 9º FISL! Como eu tinha dito antes, apresentei uma palestra sobre o trabalho da equipe brasileira de tradução do GNOME, ao lado de Fernando Boaglio, que apresentou uma palestra análoga, mas para o KDE. Minha apresentação está disponível no SlideShare.

Uma ou duas semanas antes do evento, eu cheguei à conclusão de que já estava mais que na hora de entrar para a GNOME Foundation. Como resultado, desde o FISL vocês também podem entrar em contato comigo através de leonardof em gnome ponto org! Meu endereço de e-mail antigo ainda funciona.

Naturalmente, apresentar a palestra não era meu único objetivo para o FISL. Consegui finalmente encontrar-me com vários tradutores de diferentes projetos de software livre, e resolvemos levar adiante uma velha idéia, de um site central para a tradução de software livre para o Brasil. Quem quiser colaborar na tradução em qualquer software livre terá um lugar onde se informar sobre quais são os projetos, como entrar em contato com as equipes etc. Esse site não deverá substituir a infra-estrutura das grandes equipes brasileiras (como a do GNOME, do KDE, do BrOffice.org, do Mozilla, etc.) mas sim redirecionar os interessados para os locais adequados. No caso de projetos menores, o próprio site poderá vir a fornecer infra-estrutura de tradução. A lista de discussão continuará a mesma, já que está funcionando a contento, ainda que não tenhamos acesso à sua administração.

Também consegui encontrar várias pessoas da comunidade GNOME Brasil. Foi muito bom conhecer pessoalmente as pessoas que eu só conhecia por texto! Nosso encontro teve ainda direito a churrasco após o FISL, e passeio numa feira de artesanato no dia seguinte. Esqueci algumas coisas em Porto Alegre; será que foi vontade de ficar?😉

Por último, mas não menos importante, até que enfim arranjei uma camiseta do GNOME!

(Ainda não enviei minhas fotos para o Flickr, mas vocês podem conferir as fotos de Hugo Doria, Jonh Wendell e Fernando Boaglio.)

4 respostas em “De volta do fisl 9.0

  1. Obrigado pela lembrança e foto no slide. Ainda bem que a Júlia apareceu no retrato, deve ter me livrado de uma vaia.
    Todos estão de parabéns e ficarei na expectativa que esta gestão da tradução (pt_BR) do GNOME seja um sucesso.

  2. Pingback: Uma semana depois do FISL 9.0

  3. Pingback: Leonardo Fontenelle | Entrevista com Ignacio Casal Quinteiro

Deixe uma resposta

