GnuCash 2.2, cada vez melhor!

O GnuCash tem suporte a arquivos OFX, mas após importá-los eu tinha dificuldade em balancear as transações. (Se isso parece grego para você, leia o tutorial do GnuCash.) Depois de muito enrolar, resolvi anotar o problema passo-a-passo para pedir ajuda… mas então o problema já tinha sumido! Maravilhas do software livre.

A tradução do GnuCash 2.2 também está evoluindo. A tradução GnuCash 2.2.0 já tinha sido ampliada e revisada, ainda que incompletamente. No GnuCash 2.2.1 a tradução foi novamente ampliada, dessa vez por Leslie H. Watter; e para a versão 2.2.2 Roney Gomes traduziu os itens do Menu Iniciar e do instalador (para Windows).

Ainda existe muito trabalho a ser feito, e toda ajuda é bem-vinda. Falta traduzirmos 8% do catálogo de mensagens (ou seja, umas duzendas mensagens), e precisamos traduzir os arquivos de modelos de contas. Depois disso deveremos revisar a tradução da interface (de preferência com feedback dos usuários) e começar a traduzir a documentação. Meu trabalho do GNOME consome a maior parte do meu tempo “livre”, mas sempre tenho tempo para ajudar quem quer que se disponha a traduzir o GnuCash e outras aplicações livres.

14 respostas em “GnuCash 2.2, cada vez melhor!

  1. Pingback: Leonardo via Rec6

  2. Acho muito legal utilizar softwares livres. Mas uma limitação qeu encontrava era para acessar os dados de qualqeur lugar. Acabei desenvolvendo um site que me atendia (e hoje atende alguns amigos e desconhecidos também) e estou completando ele com as ideias de todo mundo.

  3. Estou ansioso por utilizar o GnuCash, pois entrei para o mundo linux a pouco e isso me fez descobrir esse software. O fato é que não encontrei nenhum texto em portugues que explique sua usabilidade. Alguem sabe onde posso encontra algo em portugues, mesmo que seja BEM BÁSICO? Quero um texto, mesmo que seja pequeno, só pra de dar os primeiros passos, me explicando um pouco da logica do software, pois nunca utilizei nem um outro do tipo… Se alguém puder me ajudar, fico muito grato.

  4. Muito obrigado!
    Já estou lendo… Apesar de ser português, é ainda um pouco difícil, pois os portugueses se expressam de maneira diferente, usam de termos diferentes… Mais ainda assim é mais fácil que em inglês… hehehehe Muito obrigado pelo seu trabalho de pesquisar a resposta! E parabéns por participar do incentivo ao software livre!

    Grande abraço,

    Felipe

  5. A tradução do gnuchash funciona para ambos sistemas operacionais? Acabei de instalar a versão 2.2.4 e apenas o instalador está em português. Faltou configurar/baixar alguma coisa?
    Obrigado.

  6. Encontrei. A resposta está no wiki:

    Editar o arquivo “gnucash.bat” do diretório “C:Arquivos de Programasgnucashbin” (o caminho de sua instalação pode ser diferente) e adicionar as linhas:

    set LANGUAGE=pt_BR
    set LANG=pt_BR

    Fica registrada a dica.

  7. poxa baixei o gnucasch 2.2.5 naun consigo fazer nada, cadastrei cliente e fatura a receber, (vejo o saldo em minha receita e contas a receber naun aparece nada, oque eu faço, alguem pode me ajudar, parece que o programa e bom, só naun consigo usa-lo, o pouco que entendo de contabilidade quando lança uma fatura a receber, debita receita e credita contas a receber, e a baixa da mesma ou seja recebeu a fatura debita contas a receber e credita bancos. aquardo a resposta

  8. Pessoal, utilizo o GNUCASH PORTABLE e instalei um novo GNUCASH na minha maquina, mas sei como exportar todos os dados de um para o outro. Alguém poderia me ajudar?

    Grato,
    Mozart

  9. Boas

    Já á bastante tempo que acompanho o gnucash e gostava de poder colaborar com a tradução e ajudar a desenvolver este software, gostava de saber como posso fazer isso.

    H. Vilas Boas

Deixe uma resposta

