Horário de verão para Brasil, Egito, Gaza, Irã e Venezuela

Se você usa GNU/Linux, BSD (inclusive Mac OS X), ou outro sistema operacional da família UNIX, fique atento às atualizações do banco de dados de fusos horários e horários de verão. Também chamado de zoneinfo ou tz, esse é o banco de dados responsável por informar quando o computador deve ajustar o relógio para o horário de verão. A última versão do banco de dados data de 20 de agosto deste ano, mas recentemente foi enviada uma atualização dos horários de verão para Brasil, Egito, Gaza, Irã e Venezuela. O horário de verão começará em breve no Brasil, então precisamos ficar atentos para atualizar o pacote assim que a nova versão for lançada!

Você pode usar o crontab para agendar uma tentativa diária de atualizar as informações de horário de verão. O comando varia de acordo com a distribuição ou sistema operacional; no GNU/Linux Gentoo é emerge --update timezone-data, mas no Debian, por exemplo, é apt-get --target-release testing tzdata. Usuários Debian, Kurumin, Ubuntu etc. precisam evitar a versão estável (etch), pois dificilmente ela será atualizada a tempo (você pode conferir no portal de pacotes to Debian).

Também é necessário sincronizar diariamente o repertório do gerenciador de pacotes de seu sistema. O Gentoo já vem configurado através de um script localizado em /etc/cron.daily, mas isso pode variar de uma distribuição para outra. Você pode procurar pelo comando equivalente dentro desse diretório ou no arquivo /etc/crontab. O diretório que mencionei não está presente em todas as instalações; é uma alteração do Debian (e adotada pelo Gentoo) a partir o Vixie-cron original.

Trocando em miúdos, meu /etc/cron.daily/portage-sync ficou assim:

#!/bin/sh

# Sync portage every day

emerge --sync

emerge --update timezone-data

Não gostei muito de editar um script predefinido, mas pelo menos assim eu garanto que os comandos sejam executados na ordem correta, e não em paralelo.

Espero ter contribuído para que, esse ano, o relógio de seu computador seja ajustado no dia certo! Alternativamente, se você for um brasileiro apressado, também pode configurar seu computador “na unha” com as instruções de Cesar Fresqui.

Atualização: como Oéslei Ribas mencionou no BR-Linux.org, usuários do Debian podem instalar o tz-brasil. Esse programa foi escrito por Pedro Zorzenon Neto, que também atualiza anualmente o arquivo ZIC baixado pelo script. Eu não gosto muito da idéia de “contornar” o tzdata, mas a atualização parece ter funcionado bem, e assim os usuários do Debian estável não vão precisar instalar pacotes de outras versões.

Atualização 2: Funcionou! O timezone-data foi atualizado quando a versão 2007h foi lançada, e graças aos desenvolvedores Gentoo o arquivo /etc/localtime foi atualizado de acordo com a variável TIMEZONE.

Quanto ao tz-brasil, pedi para que os brasileiros desenvolvedores do Gentoo considerem importar o programa que tinha sido feito para o Debian. Se você estiver interessado, acrescente-se no “CC” do relatório de erro.

Atualização 3: O horário de verão chegou, e o relógio de meu computador foi o único acertado corretamente. Até meu celular precisou ser ajustado manualmente…

4 respostas em “Horário de verão para Brasil, Egito, Gaza, Irã e Venezuela

  1. Pingback: Leonardo via Rec6

  2. Pingback: Daylight saving time for Brazil, Egypt, Gaza, Iran and Venezuela | Leonardo Fontenelle

  3. Pingback: Leonardo Fontenelle | Decretado o horário de verão 2008/2009

  4. Pingback: Leonardo Fontenelle | Horário de verão vai começar e terminar todo ano no mesmo dia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s