Léxico (“dicionário”) de português do Brasil para Aspell e Vim

Dando seqüência à minha atualização de fevereiro deste ano, anuncio uma nova versão do léxico (“dicionário”) de português do Brasil para GNU Aspell 0.6 e para Vim 7.x.

Essa atualização traz as novidades do Verificador Ortográfico lançadas com o BrOffice.org 2.2: exigência do trema, correção da conjugação de alguns verbos, inclusão de mais palavras, e alterações das regras de afixos. Raimundo Moura já está trabalhando em uma nova versão, que aproveitará o hífen para validar ênclises como “conjugá-la-ia”. Aguardo ansiosamente!

O Vim 7.0, que introduziu a verificação ortográfica no editor de texto, trazia um léxico de português defasado (2004), gerado automaticamente de um repositório do OpenOffice.org que não é mais atualizado. Em abril desse ano o léxico passou a ser atualizado pelo Bram Moolenaar (mantenedor do Vim), cabendo a mim a parte de testes e de comunicação entre os envolvidos. O léxico inclui tanto o português brasileiro, do BrOffice.org, quanto o português europeu, do Projeto Natura.

Se você usa Vim 7.x e ainda não instalou o léxico de português, espere mais uns dias. Em breve Bram deverá fazer uma atualização menor, incluindo um arquivo “leia-me” do BrOffice.org e atualizando a parte de português europeu. Caso você tente ativar a verificação ortográfica e o léxico não esteja instalado, o Vim se oferecerá para baixá-lo. O comando é :set spell spelllang=pt_br. Note que o país também é escrito em minúsculas! Para mais informações, leia :help spell.

Em breve deverá ser lançado o léxico de português para Aspell 0.5. Essa versão do verificador ortográfico exige um pacote contenha todas as variações de um idioma. Se você não tem Aspell 0.6 e não quer esperar o léxico para o 0.5, pode ler meu artigo no Viva o Linux sobre como usar o léxico do BrOffice.org em aplicações GTK+/GNOME.

Como sempre, o melhor é instalar usando o gerenciador de pacotes de sua distribuição, mas os pacotes podem ser baixados do servidor do Aspell e do servidor do Vim.

Novamente, agradeço a Rafael pelo incentivo, Tatiana pelo desincentivo🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s