Fontes livres em substituição às da Microsoft

Liberation Serif Regular, visualizada no GNOMEA RedHat lançou recentemente uma família de fontes tipográficas para substituir algumas fontes licenciadas pela Microsoft. Hoje em dia usuários de software livre podem utilizar Times New Roman, Arial, Courier New e outras fontes através do pacote corefonts, mas sua licença não permite a alteração das fontes.

Temos à disposição várias fontes TrueType livres, como as Bitstream Vera, mas o diferencial das fontes Liberation seriam as dimensões idênticas às das distribuídas pela Microsoft. De acordo com a RedHat, um documento criado com as fontes da Microsoft poderia ser exibido sem distorção com a família tipográfica Liberation. As fontes da RedHat são distribuídas sob a licença GPL com uma exceção que permite sua inclusão em documentos distribuídos sob outras licenças. (Atualização: veja as fontes lado-a-lado.)

A RedHat informa que o lançamento inicial é “completamente funcional”, porém sem o recurso de “subpixel hinting”, necessário para melhor visualização em dimensões extremas. Pessoalmente, baixei o pacote e visualizei as fontes em vários tamanhos, sem sentir falta do recurso (num monitor de vídeo comum). De qualquer forma, a RedHat promoteu um segundo lançamento no final do ano, com direito a “subpixel hinting”.

As fontes estão disponíveis para download aqui.

Referências: RedHat, BrOffice.org, NotíciasLinux.com, Barrapunto.com.

2 respostas em “Fontes livres em substituição às da Microsoft

  1. Pingback: Leonardo Fontenelle » Blog Archive » Comparação entre as fontes Liberation e as Arial, Times New Roman e Courier New

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s