Conheça o Scribes

Scribes logoO Scribes é mais um editor de texto para o GNOME. Ao invés de tentar preencher alguma lacuna específica do Gedit, o que poderia ser feito com um plug-in, esse editor de texto se propõe a rever alguns padrões.

Conheci o Scribes em setembro de 2005, pelo GnomeFiles. Eu não me sentia à vontade com o gVim, e sentia falta de um editor de texto para o GNOME mais avançado que o Gedit. Fiquei impressionado pela “roadmap” publicada pelo autor na época, e decidi colaborar como podia: traduzindo. O Scribes foi minha primeira colaboração com a equipe brasileira de tradução do GNOME.

(Olha só o que eu encontrei nos arquivos daquele mês!)

O Scribes não tem barra de menu, apenas uma barra de ferramenta exibindo apenas o ícone dos botões. Tem gente que não gosta, mas eu prefiro assim. Outra característica a interface gráfica é que os diálogos de pesquisar (e substituir) e de pular para uma linha ficam junto à barra de estado, como nos navegadores da web. Até hoje não sei por que o Gedit não adotou essa melhoria.

Mesmo assim, nunca cheguei a me apaixonar pelo Scribes, e quando o desenvolvimento engasgou na versão 0.2.4 parei de traduzi-lo. Enquanto isso, o Gedit ganhou uma nova interface para plug-ins, tanto em C quanto em Python, e agora não faltam plug-ins. Tem até plug-in para edição de catálogos de mensagem, em desenvolvimento inicial. Mais tarde resolvi testar o gVim de novo, e passei a usá-lo para editar arquivos PO.

Agora o desenvolvimento do Scribes está aparecendo de novo, e já estamos na versão 0.3.2. Achei que estava na hora de mostrar algum serviço, então finalmente arranjei um tempo e atualizei a tradução. A partir da versão 0.3.2.4 a interface está novamente toda em português do Brasil, aproveitem!

O Scribes conta com uma lista de recursos bem interessante, mas infelizmente seus plug-ins e “modelos” são incompatíveis com o Gedit e vice-versa. Eu gostaria de um plug-in para agilizar a edição de catálogos de mensagem: navegar entre as mensagens, marcar a tradução como aproximada etc. Talvez depois da versão 0.4?

5 respostas em “Conheça o Scribes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s